Festival da Tainha acontece em Caraguatatuba e Ilhabela; consumo do peixe ajuda a combater o alzheimer, artrites e diabetes

Tainha é um peixe dos mais populares e saudáveis; o consumo da tainha ajuda a combater o  Alzheimer, artrites, diabetes e osteoporose

Caraguatatuba e Ilhabela promovem nesta semana a tradicional festa da Tainha. Em Caraguatatuba, a 19ª festa acontece de 4 a 7 de julho, na praça de eventos do Porto Novo, na região Sul. Em Ilhabela, a 13ª festa acontecerá entre os dias 6 e 9 de julho na Praia Grande.

Tainha

A Tainha é um dos peixes mais consumidos no país. Peixe de água salgada, a Tainha é uma fonte de proteínas e gorduras saudáveis, além de conter nutrientes como cálcio e fósforo. Versátil, pode ser consumido de várias formas, desde cozido, recheado e frito até cru em sushis e sashimis.

O consumo de Tainha faz muito bem à saúde: melhora a memória e previne Alzheimer. Consumir a Tainha regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer devido à presença de ômega-3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes para a transmissão impulsos nervosos; Alivia os sintomas de artrite, peixes ricos em ômega-3, como, a Tainha, ajudam a aliviar os sintomas da artrite por terem propriedades anti-inflamatórias; a Tainha é uma das melhores fontes de vitamina D na alimentação, A vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. Além disso, a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, ajudando a prevenir osteoporose, especialmente após a menopausa.

Gastronomia e música

Em Caraguatatuba, a expectativa é que cerca de 500 kg de tainha sejam comercializados. O público poderá degustar pratos tradicionais como a tainha espalmada (aberta) e recheada, além de pastel, porção e outras opções gastronômicas.

Serão 10 barracas de tainha e pescados caiçaras; um estande de mexilhão; três estandes de doces; além de vendedores de cerveja artesanal, produtores de Cambuci e de agricultura familiar, artesanato e ambulantes variados (pipoca, milho, açaí, entre outros).

As barracas, boxes e estandes funcionarão na quinta-feira (4), das 18h às 22h; na sexta e sábado (5 e 6), das 12h às 22h; e no domingo (7), das 12h às 21h.

O evento é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca).

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação especial para o 13° Festival da Tainha de Ilhabela, que será realizado entre os dias 6 e 9 de julho. O evento, que já é tradição na cidade, promete uma combinação irresistível de gastronomia e música, destacando a cultura local e atraindo tanto moradores quanto turistas.

 

Durante os quatro dias de festival, os visitantes poderão se deliciar com pratos à base de tainha, preparados com todo o carinho e expertise pelos chefs da região. Além da gastronomia, a programação musical é um grande atrativo, com apresentações de renomados artistas e bandas locais que prometem agitar a Praia Grande a partir do meio-dia.

 

Entre as atrações musicais confirmadas estão Maneva, Art Popular, Felipe & Rodrigo e a banda Manauê, que trarão uma diversidade de estilos para agradar todos os gostos. A mistura de boa comida e música de qualidade faz do Festival da Tainha um evento imperdível no calendário de Ilhabela.

 

O prefeito Toninho Colucci destaca a importância do festival para a cidade: “A gente une o útil ao agradável, porque valoriza a nossa cultura e gastronomia com pratos à base de peixes e frutos do mar e também movimenta a economia da cidade, gerando renda para o trade turístico e o comércio local”, afirma Colucci.

 

Os festivais gastronômicos, especialmente os que têm como base peixes e frutos do mar, consolidam-se cada vez mais como opções de lazer e entretenimento que ajudam a movimentar a economia de Ilhabela durante a baixa temporada. Eventos como o Festival da Tainha não apenas atraem visitantes, mas também reforçam a identidade cultural da cidade, valorizando suas tradições e sabores únicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *