Aldeia Renascer, em Ubatuba, recepciona em intercâmbio, universitárias da República Tcheca

Em fevereiro deste ano aldeia recebeu em intercâmbio, grupo indígena Mãori, da Nova Zelândia; agora recebe duas estudantes de antropologia da República Tcheca

Duas estudantes de antropologia da República Tcheca, Klará Kundelová e Anna Marie Kolanová(Foto), que estão no Brasil pela primeira vez, estão visitando a comunidade indígena Renascer Ywyty Guaçu, situada no bairro Corcovado, na região sul de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista. Em fevereiro, representantes do povo indígena Māori, da Nova Zelândia, estiveram visitando a aldeia.

Klará Kundelová e Anna Marie Kolanová estudantes de antropologia visitam aldeia Renascer

As duas estudantes permaneceram alojadas na aldeia por alguns dias para conhecerem as tradições e a cultura da aldeia e integrarem em seus estudos de antropologia. As estudantes tchecas foram recepcionadas pelo cacique Cristiano Awa Kiririndju, coordenador de Políticas Públicas para Povos Indígenas da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de SP . “É uma honra recebê-las aqui e compartilhar um pouco da nossa cultura e hospitalidade”, afirmou Cristiano em suas redes sociais.

Cacique Cristiano Awa Kiririndju, coordenador de Políticas Públicas para Povos Indígenas, recepcionou as universitárias tchecas

Nova Zelândia

Em fevereiro, representantes do povo indígena Māori, da Nova Zelândia, estiveram visitando a aldeia guarani Renascer Ywyty Guaçu,em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista. Durante o intercâmbio, os Māori (Foto) compartilharam suas tradições ancestrais, ressaltando a importância da preservação da língua, danças rituais e a conexão intrínseca com a natureza.

Mãori fazendo demonstração de seus rituais na aldeia Renascer

Os Maoris são o povo indígena da Nova Zelândia, eles são Polinésios e compreendem cerca de 14 por cento da população do País. Maoritanga é o idioma nativo, que está relacionado ao Taitiano e o Havaiano.

O intercâmbio possibilitou que dois líderes da aldeia  Renascer Ywyty Guaçu, Thiago Tupã e Marcelo Kwaray, visitassem a Nova Zelândia. Eles participaram de um simpósio na Universidade Waikato, uma das melhores instituições da Nova Zelândia que está entre as 300 melhores universidades do mundo,  segundo o ranking da World University.

Thiago Tupã e Marcelo Kwaray, da aldeia Renascer, em visita a Nova Zelândia, em junho deste ano.

A Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, foi fundada em 1999 por famílias dos troncos Tupi e Tupi Guarani, com o objetivo reconquistar o espaço tradicional pertencente aos seus ancestrais. No local, residem 23 famílias ou 110 pessoas, a maioria jovens e adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *