Prefeitura de Paraty realiza consulta pública para criar unidade de conservação na Pedra Branca

A cachoeira da Pedra Branca(Foto) é uma das atrações da região

A Prefeitura Municipal de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, quer transformar em uma unidade de conservação uma área de 8,80 hectares, no bairro da Pedra Branca, que fica na estrada Paraty-Cunha. Uma região de cachoeiras e muitos sítios.

 

Segundo a prefeitura, esta área, parte integrante de um fragmento significativo de vegetação no Bioma Mata Atlântica, está inserida na Pedra Branca e é fundamental para a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade local.

 

Considerando a importância da gestão adequada e proteção desses recursos, a Prefeitura convoca a Consulta Pública para debater a criação de uma Unidade de Conservação Municipal na região da Pedra Branca. A consulta ocorrerá no dia 04 de julho de 2024, às 15h, na Escola Ministro Sergio Motta, localizado na Rua Alecrim, 147, Bairro Pantanal.

 

A proposta de criação da Unidade de Conservação uma ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) contempla possíveis cenários para a conservação ambiental da área, proposta de poligonal para UC selecionada, passo a passo com as atividades a serem realizadas para criação da UC, indicações dos caminhos para conservação ambiental e indicação de possíveis pontos de captação de recursos para implementação e manutenção da UC.

 

Segundo a prefeitura, a participação da comunidade, entidades ambientais, e demais interessados é fundamental para o sucesso desta iniciativa, que visa garantir a harmonia entre o desenvolvimento humano e a preservação do ecossistema local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *