Festividade acontece de 27 a 30 de junho, na Praça de Eventos
A festa mais aguardada pela população de Ubatuba já tem programação. De 27 a 30 de junho, ocorrerá na Avenida Iperoig, na Praça de Eventos, a 101ª Festa de São Pedro Pescador, que tem como diferencial neste ano a valorização dos artistas locais, com mais de dez shows de bandas da cidade, além de apresentações de diversos grupos culturais do município – contemplando vivências caiçaras, indígenas e quilombolas.
A iniciativa ainda trará toda a sua tradição para contemplação de turistas e moradores, com procissão marítima, missa campal, leilão de remos, corrida de canoas, Concurso Rainha dos Pescadores e uma praça de eventos com gastronomia de Ubatuba.
“Neste ano teremos quatro dias de festa para que a população possa se divertir, valorizando as nossas raízes e cultivando tradições. Para incentivar e perpetuar essas manifestações, nesta edição teremos um dia especial, a sexta-feira com o ‘Encontro de Tradições e Gerações’, quando crianças das nossas escolas municipais serão convidadas para assistirem às apresentações de grupos caiçara, quilombola e indígena – para que tenham a oportunidade de conhecer a riqueza da nossa gente”, explicou Thaila Brito, diretora-presidente da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).
Historia
A Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, teve inicio às 10 horas do dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas às outras. Na época, não havia a imagem de São Pedro, doada pelo padre alemão Hans Beil após 19 anos de celebração, apenas em 1942.
A princípio, várias praias ao longo da costa prestavam suas homenagens ao Santo. Rezava-se durante nove noites até o dia de São Pedro. A festividade era composta pela “Alvorada” – procissão pelas ruas e a condução do “fiofó” ou “fifó” (tocha feita de bambu embebida com azeite de nogueira), em seguida era levantado o Mastro de São Pedro. Após a missa, o povo se juntava ao lado da Igreja Matriz para o leilão com prendas doadas pela comunidade. Há relatos de que até o inicio dos anos 60, a louvação a São Pedro acontecia também em frente aos ranchos de canoas.
Entre os pescadores, costumava-se cercar as tainhas, retirar de cada cento uma “tara” (tainha maior) e ofertar ao Santo. Ao final, era realizado um pequeno leilão entre os pescadores que com o dinheiro arrecadado compravam rojões para a festa. Assim, no dia 29, ao meio dia, os sinos da Igreja Matriz e das capelas nos bairros anunciavam a celebração.
A Festa de São Pedro Pescador acontece sempre no auge da pesca da tainha. Durante os meses de maio a julho, a tainha, proveniente do Rio Grande do Sul, faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba e possibilitando ao caiçara uma “abastança” (fartura) nas Festas de São Pedro. Daí a tradição de fazer a “sobrepau” (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).
A 101ª Festa de São Pedro é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundart.
Confira abaixo a programação completa da Festa:
Dia 27 – Quinta-feira
18h: Procissão do Mastro de São Pedro (Saída da Paróquia Exaltação da Santa Cruz)
18h: Procissão de Canoas Caiçaras
19h: Benção do Mastro de São Pedro
19h30: Coro da Lira Infantojuvenil e Adulto (Associação Lira Padre Anchieta)
20h: Abertura Oficial – FreeSom (Associação Lira Padre Anchieta)
20h30: Concurso Rainha dos Pescadores
22h: Pizeiro dos Meninos
23h30: Luara e as Comadres
Dia 28 – Sexta-feira
8h: Corrida de Canoa VA’A (Canoas Havaianas)
Encontro de Tradições e Gerações
14h: Grupo de Fandango Sementes do Prumirim
15h: Coral Nhamandu Nhemompuã (Aldeia Indígena Boa Vista)
15h40: Grupo Ô de Casa (Jongo do Quilombo da Fazenda)
18h30: Grupo de Fandango Ciranda Caiçara
19h: Banda 70 Brasil
20h30: Leilão de Remos
21h30: Banda Diabaria
23h: Banda Engrenagem
Baile do Amanhece (Baile de Fandango à noite toda)
Dia 29 – Sábado
Dia de São Pedro Pescador
9h: Grupo de Folia do Divino Espírito Santo na Ilha dos Pescadores (Grupo Mestre Pedrinho)
12h30: Procissão de São Pedro (Saída da Paróquia Exaltação da Santa Cruz)
13h: Procissão Marítima e “Benção dos Anzóis” (Baía de Iperoig)
15h: Missa Campal (na Praça de Eventos)
18h: Grupo Céu de Lamparina
19h30: Premiação dos Barcos e Canoas Decoradas
20h: Congada de Bastões São Benedito do bairro do Puruba
20h30: Batukada Moleke
22h: Dança da Fita do Itaguá
22h30: Banda Boteco dos Rezendes
23h30: Banda Kauze
Dia 30 – Domingo
Festa da Maricultura
9h: Corrida de Canoas Caiçaras
13h: Premiação da Corrida de Canoas Caiçaras
14h: Grupo de Fandango Bacurau
15h: O Cravo e as Rosas
16h30: Grupo Cantamar
18h: Grupo de Fandango Mestre Pedrinho
19h30: Leandro César e Juliano
21h: Samba do Banana
23h: Nako & Rafael