A surfista de Ubatuba, Luana Soares, foi vice-campeã na categoria Longboard
O surfista de Ubatuba, Ryan Kainalo, venceu ontem, sábado, dia 22, no Peru, a etapa do do Huanchaco Pro Junior. Kainalo derrotou a final o brasileiro Cauet Frazão: 16,00×11,88. O ubatubano lidera o ranking da sua categoria.
Na categoria Longboard, a surfista de Ubatuba, Luana Soares ficou como vice-campeã após ser derrotada na final pela peruana Maria Fernanda Reyes: 9,27×8,14.
Ryan Kainalo lidera o ranking do Pro Junior após quatro etapas disputadas, com 2.500 pontos. Atrás dele vem os brasileiros Cauet Frazão(2º) com 2.150 pontos; Guilherme Ferreira(3º) com 1.800 pontos.
A decisão do título sul-americano da WSL Pro Junior ocorrerá na última etapa da competição que será disputada em novembro, em Punta Rocas, no Peru. Os dois melhores colocados se classificam para o Mundial Junior da World Surf League, que acontecera na Califórnia(EUA).
Ryan Kainalo é o atual campeão sul-americano e venceu as duas etapas realizadas em Punta Rocas, em 2022 e 2023. O seu ataque de backside nas esquerdas do norte do Peru foi impressionante. Ryan fez os recordes da categoria Sub-20 masculina nas semifinais do Lobitos Pro Junior, quando atingiu 17,27 pontos somando uma nota 9,50.
Alíás, Ryan Kainalo conseguiu nestas duas provas no Peru, as cinco maiores notas do ano, 9,50, 8,67 e dois 8,33 nas ondas de Piscinas em Lobitos e o 8,83 da final contra Cauet Frazão no Huanchaco Longboard Pro. Além disso, os três maiores somatórios também, 17,27, 17,00 e 16,60 pontos, todos em Lobitos. Ryan Kainalo também fez os maiores placares na Playa El Elio no sábado, 15,37 pontos na semifinal e 16,00 na final da sua segunda vitória seguida no Peru.
“Foi incrível para mim, estar com os peruanos e brasileiros com boas vibrações em todos os lugares que eu surfei. Foi muito mais do que dois campeonatos, foram dias incríveis de muito treino e estou muito contente de estar aqui, mais feliz ainda pela vitória”, disse Ryan Kainalo.
“A gente não tempo para parar de treinar, então estou contente com estes resultados. Acredito que o campeonato mundial é o mais importante, quem ganhar é campeão do mundo, então vou continuar fazendo o que sempre faço, treinando e me mantendo concentrado para conseguir meus objetivos”, afirmou o surfista de Ubatuba.