O atleta de mergulho livre de São Sebastião, Diego Lopez, se prepara para disputar o AIDA Freediving World Championship 2024, o Campeonato Mundial de Mergulho Livre 2024, organizado pela International Association for the Development of Apnea Competition (AIDA) – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Competição de Apneia. O evento ocorre de 21 a 28 de junho na cidade de Kaunas, localizada na Lituânia, no leste europeu.
Diego disputa três modalidades diferentes que são conhecidas como Dynamic Without Fins (DNF), dinâmica sem nadadeiras; Dynamic With Bi-Fins (DYNB), dinâmica com bi nadadeiras e Static Apnea (STA), apneia estática.
O mergulhador é morador do bairro Cambury, na Costa Sul, e recebe apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes de São Sebastião (SEESP). Lopez nasceu em Campinas, mas tem uma ligação intensa com o município de São Sebastião.
“Amo essa cidade e estou recebendo todo o apoio necessário. O freediving é uma modalidade muito popular na Europa e nos Estados Unidos. Existe a possibilidade de se tornar um esporte olímpico. No Brasil, o esporte ainda não é tão conhecido, mas a tendência é se popularizar mais. Esta etapa do mundial será indoor (ambiente fechado) e espero conseguir um belo resultado na competição”, disse o atleta.
Além de Diego, a equipe brasileira no mundial conta com os atletas Rafael Nolasco e Nara Ishikawa. As vagas na seleção foram obtidas através dos bons resultados conquistados durante as competições disputadas em 2023.
Mergulho Livre (Freediving)
Mergulho livre em apneia é um categoria de mergulho que, diferentemente do mergulho autônomo, consiste basicamente no mergulho utilizando somente o ar contido nos pulmões, uma máscara de mergulho, um respirador e nadadeiras.
O mergulho livre pode ser praticado em piscinas, lagos, rios e mar. Seus entusiastas preferem a prática do mergulho livre marinho por este apresentar uma diversidade maior de espécies animais a serem observadas.
Frequentemente, o mergulho livre está associado ao uso das técnicas de apneia para efetuar imersões.
O mergulho livre competitivo, com regras institucionalizadas pela AIDA, teve início em julho 1996, quando o francês Claude Chapuis criou as regras de segurança, regras de competição e regras de recorde, sendo realizado o primeiro mundial em Saint Jean Cap Ferrat – França em outubro 1996.