Palestra “Lixo local, problema global” abre a X Semana do Mar em Ubatuba

 

O professor Ítalo Braga de Castro, do Instituto do Mar e UNIFESP, fará a palestra de abertura da X Semana do Mar, às 19 horas, no Aquário de Ubatuba, em Ubatuba. A entrada é gratuita. 

“Lixo local, problema global” será o tema da palestra do professor Ítalo Braga de Castro que é biólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Ciências Marinhas pelo Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR/UFC e doutor em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Atualmente Ítalo é Professor Adjunto do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar-Unifesp) com experiência na avaliação de impactos ambientais da contaminação marinha.

Ítalo Braga de Castro tem atuado no estudo de aspectos socioambientais relacionados a resíduos sólidos, mantendo interlocução com o parlamento Brasileiro (Câmara dos Deputados e Senado), Ministério do Meio Ambiente, Prefeituras de municípios do estado de São Paulo e Sociedade civil organizada. Na perspectiva acadêmica orienta processos formativos em cursos de graduação, mestrado e doutorado, em temas ligados à contaminação e poluição, química ambiental e ecotoxicologia.

A palestra acontecerá às 19 horas no Aquário de Ubatuba, que fica na Rua Guarani, 859, no bairro do Itaguá. O evento X Semana do Mar é realizado pelo Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta, Projeto Tamar, com o apoio da prefeitura de Ubatuba e do Instituto do Mar/UNIFESP.

X Semana do Mar, organizada pelo Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Projeto Tamar, de 3 a 8 de junho. Essa semana tem como objetivo despertar a consciência sobre as condições críticas dos oceanos e ressaltar a responsabilidade de cada indivíduo em relação aos impactos ambientais.

As atividades da X Semana do Mar,  que acontecem de 3 a 8 deste mês, coincidem com diversas datas importantes para o meio ambiente:  o Dia Nacional da Educação Ambiental (03/06), o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06).

“Entre outras importâncias, eu destacaria a da união e da mobilização da sociedade civil e das instituições ambientalistas, no engajamento do cidadão na luta e na construção de políticas públicas que garantam a conservação da natureza, da cultura e das pessoas e também reafirmar o compromisso com esta agenda”, comenta a Presidente da Associação Amigos da Praia do Félix (AMPRAFÉ) e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Silvia Chile.

A organização do festival envolve o Aquário de Ubatuba, Associação Amigos da Praia do Félix (AMPRAFÉ), Associação Coaquira de Guias de Turismo Monitores e Condutores de Ubatuba, Fundação Pró-Tamar, Fundação Florestal, Instituto Argonauta, Monitoramento Mirim Costeiro e Tamoio de Ubatuba, Prefeitura de Ubatuba (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e conta com o apoio de diversas entidades da sociedade civil, ambientalistas e representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho do Meio Ambiente.

Programação

Terça, dia 4

9h, Expedição Científica, Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba, Perequê-açu

10h, Ciência Oceânica nas escolas, – Palestra: “Tubarões e Raias: Mergulhando no conhecimento” – Aquário de Ubatuba

15h, Palestra Manejo de Animais do Aquário de Ubatuba- Aquário de Ubatuba

A programação completa pode ser obtida no X Festival Mata Atlântica e VII Semana do Mar 2021 versão 07jun21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *