Os surfistas brasileiros Gabriel Medina, Filipe Toledo, ambos do litoral norte paulista, e o carioca João Chianca, o Chumbinho, Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinkel e Luana Silva já sabem quem irão enfrentar na primeira bateria das Olimpíadas de Paris 2024. A competição de surfe será realizada na praia de Teahupoo, no Taiti, entre 27 de julho e 5 de agosto.
A Associação Internacional de Surfe(ISA) divulgou que 24 surfistas no masculino e no feminino serão divididos em oito baterias, cada uma com três surfistas. O melhor surfista classificado seguirá às oitavas de final, os outros dois restantes disputarão a repescagem. O brasileiro Italo Ferreira conquistou a primeira medalha de ouro quando o surfe estreou nas Olimpíadas de Tóquio.
O tricampeão Gabriel Medina, de São Sebastião, é um dos favoritos na competição. Medina disputou pelo circuito mundial, sete finais em Teahupoo, no Taiti, vencendo duas delas. Ele foi campeão em 2014 e 2018, vice-campeão em 2015, 2017, 2019 e 2023. Na edição deste ano, encerrada na madrugada desta sexta-feira, dia 31, Medina terminou em terceiro lugar, sendo eliminado nas semifinais pelo havaiano John John Florence: 18,00 x 14,00. O campeão foi o brasileiro Ítalo Ferreira.
Adversários Masculino
Bateria nº 3
Filipe Toledo x Kanoa Igarashi(Japão) x Alons Correa(Peru)
Bateria nº 4
Gabriel Medina x Connor O’Leary(Austrália) x Bryan Perez(El Salvador)
Bateria nº5
João Chianca x Ramzi Boukhiam(Marrocos) x Billy Stairmand(Nova Zelândia)