O 28º Festival do Camarão de Paraty acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho na Ilha do Araújo. O festival, que é realizado pela prefeitura local é uma das grandes atrações gastronômicas do município durante o feriado prolongado
Idealizada com o objetivo de angariar fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo, o evento marca o fim do defeso do camarão, quando a pesca fica proibida para recuperação do estoque pesqueiro, evitando a extinção do crustáceo.
Os destaques da festa são a gastronomia paratiense e as apresentações musicais. Entre os pratos oferecidos estão o camarão casadinho e o bobó de camarão, que fazem sucesso com o público.
O festival serve para levantar fundos para a festa mais importante do ano na ilha: a de São Pedro e São Paulo, entre o final de junho e o começo de julho, com apresentações musicais, venda de comidas típicas, artesanato e até uma procissão marítima.
A ilha do Araújo é a maior da baía de Paraty. Possui dois quilômetros de extensão por um de largura. Parte da ilha é ocupada por casas particulares, a outra parte é formada pela Praia do Pontal e pela igreja de São Pedro. Vivem na ilha cerca de 160 famílias que vivem da pesca.
A Ilha do Araújo fica a apenas 300 metros do continente, na altura da Praia Grande (a 10 quilômetros do Centro Histórico de Paraty pela Rodovia Rio-Santos, no sentido Rio de Janeiro). Barcos fazem a travessia em 10 minutos até a Praia do Pontal, onde fica o centro da ilha. Informações obtidas junto ao portal Garupa.