Calçadão é um dos principais centros comerciais de Caraguatatuba; agentes fecharam sete lojas e apreenderam produtos eletrônicos e roupas falsificados ou irregulares(sem procedência ou nota) avaliados em R$ 2 milhões
A Receita Federal deflagrou, nesta quarta-feira, dia 29 de maio, no calçadão da Rua Santa Cruz, em Caraguatatuba, uma megaoperação para combater a venda de produtos falsificados ou irregulares. A operação foi denominada Cavendish em alusão ao pirata Thomas Cavendish, que agiu na costa brasileira e se escondeu em Ilhabela no século 17.
A operação aconteceu logo no início da manhã desta quarta-feira, com apoio da polícia civil e da Guarda Municipal de Caraguatatuba. Os agentes fiscalizam cerca de cinco lojas de venda de produtos eletrônicos e até roupas.
Os produtos falsificados ou irregulares( sem nota ou procedência) foram recolhidos e levados para a sede da Inspetoria da Receita Federal em São Sebastião.
A ação da Receita Federal foi a maior já realizada pelo órgão no combate à venda de produtos introduzidos ilegalmente no país nas cidades do Litoral Norte Paulista, e surpreendeu comerciantes e a população.
Centenas de moradores acompanharam a blitz realizada pelos agentes da Receita Federal no calçadão da Santa Cruz, que é um dos principais centros de compras de Caraguatatuba.
Além da apreensão das mercadorias e da responsabilização dos envolvidos, a Receita Federal deverá rastrear o fluxo do dinheiro. A intenção é subsidiar ações fiscais de cobrança de tributos sonegados e ações criminais por lavagem dos recursos obtidos com as práticas ilícitas.
A Inspetoria da Receita Federal em São Sebastião, que coordenou a operação, informou que foram fiscalizadas sete lojas e apreendidos cerca de R$ 2 milhões em produtos irregulares.