Weslley Dantas, atual campeão brasileiro de surfe, é punido e fica fora da etapa inicial do Dream Tour 2024. Foto: Márcio David. Entre os 64 surfistas participantes, 14 deles são do litoral norte paulista, terra dos campeões mundiais Gabriel Medina, três vezes e Filipe Toledo, duas vezes.
O atual campeão brasileiro de surfe, Weslley Dantas, de Ubatuba, está fora da primeira etapa do Dream Tour 2024, válido pelo Campeonato Brasileiro de Surfe deste ano, que terá início amanhã, terça-feira, a partir das 8 horas, na praia de Boreste, em Porto de Galinhas, no Pernambuco.
O surfista foi punido em janeiro deste ano pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter apresentado um documento inadequado para comprovar que havia feito o pagamento da inscrição dentro do prazo e garantir a participação na sexta etapa do Dream Tour no ano passado, em Fernando de Noronha.
Weslley, que manteve o título de 2023, aparece como suspenso temporariamente do circuito. De acordo com Paulo Moura, vice-presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o posicionamento da organização é acatar a decisão final do STJD.
1ª etapa de 2024
A praia do Borete, em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, será palco, nesta terça-feira (27), da abertura do campeonato brasileiro de surfe profissional 2024, o Dream Tour 2024.
Entre os 64 surfistas participantes, 23 deles são de São Paulo, sendo que mais da metade deles são do Litoral Norte Paulista: oito são ubatubanos: Tales Araújo, Wesley Leite, Ryan Kainalo, Daniel Adisaka, Diego Adisaka, Diego Aguiar, Gabriel Klaussner e Hizunome Bettero; cinco de São Sebastião:Igor Moraes, Kaue Germano, Renan Pulga, Murilo Coura e Cauê Gonçalves; e, um dos participantes, Luciano Brulher, é de Caraguatatuba.
Os jovens surfistas do Litoral Norte Paulista tentam fazer boa performance na competição para entrarem de vez na elite do surfe mundial. Lembramos que o atual campeão brasileiro, Weslley Dantas, é de Ubatuba e que os atual e bicampeão mundial de surfe Filipe Toledo é de Ubatuba e Gabriel Medina, tricampeão mundial é de São Sebastião. Toledo e Medina disputarão os jogos olímpicos de Paris 2024.