ICMBio alerta sobre regras para observação de baleias no litoral norte paulista

 

A temporada de Baleias Jubarte chegou! Essas magníficas baleias vêm ao nosso litoral brasileiro todos os anos para se reproduzirem. É nas águas mais quentes do Brasil que seus filhotes nascem e elas os preparam para a viagem de volta para a área de alimentação, amamentando-os e ensinando diversos comportamentos aos seus pequenos.

As baleias cruzam o mar do litoral norte paulista entre junho e setembro, principalmente, entre as costas sul de Ilhabela e São Sebastião, na passagem pela região em direção a Abrolhos, no sul da Bahia, onde vão se reproduzir.

O ICMBio Alcatrazes iniciou uma campanha para que durante o período da passagem das baleias pelo litoral norte paulista os turistas e observadores respeitem as jubartes. O instituto recomenda que ao avistarem as baleias, devem respeitar seu espaço e seguir algumas regras durante esse momento:

– Não perseguir, interromper o curso ou mergulhar com as baleias;

– Manter 100 metros de distância do animal com o motor em neutro (para que ela escute o barulho da embarcação);

– Não separar os animais do grupo;

– ⁠Não é permitido nadar com cetáceos;

– Não encurralar os animais na praia ou na costeira.

– Deixá-las nadar livremente

 

 

Economia

Pescadores usam suas embarcações para promover turismo de observação de baleias

O turismo de avistagem de baleias tem mobilizado a rede hoteleira no período de “baixa temporada”. Desde 2022, quando as prefeituras decidiram investir neste segmento, o turismo de avistagem de baleias vem garantindo um faturamento extra à rede hoteleira, restaurantes, bares, empresas de pesca e pescadores de Ilhabela e São Sebastião.

O número de baleias avistadas cresce a cada ano. Segundo dados do Projeto Baleia à Vista, foram  catalogadas em 2021 mais de 125 baleias, número 50% maior que em 2020. Em 2022, apenas em Ilhabela, entre junho e agosto, foram avistados 163 baleias. A temporada de baleias de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal entre Ilhabela e São Sebastião.

“É, sem dúvida, um espetáculo que a maioria das pessoas gostaria de presenciar. É uma atração turística cujo interesse está crescendo e que nos orgulhamos de desenvolver com sustentabilidade. Tanto que no final do ano passado ganhamos o Prêmio Braztoa pela implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias que preza pela preservação ambiental”, destaca Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.

  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *