A disputa da classe Oceanos da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 20 a 27 de julho com desafiadoras e emocionantes regatas no canal. Em 2023, 130 veleiros de várias regiões do país, além de 12 da Argentina, participaram desta que é a maior competição da vela oceânica da América do Sul. O evento é organizado pela Prefeitura de Ilhabela e o Yacht Club Ilhabela.
Esta semana, os organizadores anunciaram o nome do embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela e confirmaram mais uma vez a parceria da Mitsubishi.
O embaixador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2024 será o velejador Robert Scheidt, um dos maiores nomes da vela mundial, que possui 15 títulos mundiais e cinco medalhas olímpicas. Robert Scheidt é uma verdadeira lenda da vela.
Robert Scheidt, que é o maior nome da vela brasileira com cinco medalhas olímpicas (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze), mora em Ilhabela (SP) desde o final de 2023. Scheidt participa da Semana Internacional de Vela de Ilhabela desde 1982, quando navegava de Optimist na Semana de Monotipos, em um barquinho de madeira. Na categoria principal, venceu em duas oportunidades: em 2011 com o HPE-25 Atrevido e em 2022 com o C-30 Caballo Loco.
Segundo Scheidt a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um evento bem organizado em um local privilegiado para velejar. Ele destaca que a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um evento socialmente muito bem definido, tendo além das competições na água, muitas atividades dentro e fora do Yacht Club Ilhabela. “É diferente da Europa, onde terminam as regatas e vão para casa. Aqui, temos grandes eventos e uma programação extensa”, destacou ele em entrevista ao Esporte News Mundo.
Ele disse ainda que após Atlanta 1996, esta será a primeira Olimpíada da qual não participará. “É uma sensação estranha, mas nunca estive tão relaxado, tão calmo… Estou torcendo para a Equipe Brasileira de Vela”, contou Scheidt Esporte News Mundo. Ele ainda não definiu em qual barco irá participar este ano da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
A Mitsubishi, mais uma vez, será a grande parceira da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A Mitsubishi, sinônimo de inovação e desempenho, une-se aos organizadores para transformar esta edição em uma aventura épica. Fotos: Aline Bassi, Edu Grigaitis, Matias Capizzano.
A competição de vela oceânica, considerada a maior da América do Sul, abre com a Regata Vela do Amanhã, no sábado (20/7), reunindo crianças e adolescentes de projetos sociais náuticos. Logo após será feita a reunião de comandantes para explicar as regras do campeonato. O tradicional Desfile dos Barcos da SIVI será realizado no Píer da Vila às 11h do domingo (21/7).
Na sequência será dada a largada oficial da regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil para as equipes da ORC, BRA-RGS A e B. Ao mesmo tempo partem os veleiros da C30, RGS Cruiser, Clássicos e RGS C para a ilha de Toque Toque por Boreste.
O barco homenageado na 51ª edição será o MorgaZecK, dos comandantes Michele D’Ippolito e Eduardo Camara Lopes. O veleiro finlandês é um Swan 48 fabricado em 1974 e disputa as regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela na Clássicos.
Em 2023, o campeão geral foi o gaúcho Crioula, que repetiu o feito de 2022 com seu TP52. O barco ganhou também a Alcatrazes por Boreste, Regata Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.
O vencedor geral do BRA-RGS e dos Clássicos foi o Madrugada, barco histórico que já foi homenageado pela SIVI. Na RGS A, o ganhador foi Pangea Speed Max Racing, que levou também o Brasileiro de BRA-RGS 2023. Na divisão B, quem ficou em primeiro foi o Azimute e na C o Plancton.
Entre os 130 barcos, 12 deles vieram da Argentina. E o único que foi campeão foi o Odoya na Crusier, naquele ano chamada de Bico de Proa. Nas divisões A, B e C da Bico de Proa, os vencedores foram Blue Wind, Odoya e Cambada I.
A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club Ilhabela (YCI), com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela – Confederação Brasileira de Vela e ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
Programação
A Prefeitura de Ilhabela realiza de 11 a 14 de julho, a tradicional 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Classe Monotipos. O evento terá como sede a Escola Municipal de Vela “Lars Grael” e promete agitar a Capital da Vela reunindo grandes nomes da modalidade.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Classe Monotipos faz parte da programação do Mês da Vela na cidade, sendo um evento tradicional no município, que é conhecido como a Capital Nacional da Vela. Diversas classes foram convidadas, como Optimist, Dingue, ILCA 4/6/7 (Laser 4.7, Radial e Standard), Snipe, 420, Open Bic, Kitesurf Hidrofoil, Finn, Hobie Cat 16, Wing Foil, STAR e HPE 25.
Um dos grandes destaques do Mês da Vela é o Race Village (arena com diversas atrações montada na Vila – centro histórico) que promete animar ainda mais os visitantes. O espaço conta com diversas atrações culturais, incluindo shows musicais.
A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Classe Monotipos também será válida para o Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe Dingue e a segunda etapa do Brasileiro da Classe Wing Foil Race.
Oceanos
A disputa para a classe de Oceanos será de 20 a 27 de julho com desafiadoras e emocionantes regatas no canal. Em 2022, 130 veleiros de várias regiões do país, além de 12 da Argentina, participaram desta que é a maior competição da vela oceânica da América do Sul. O evento é organizado pela Prefeitura de Ilhabela e o Yacht Club Ilhabela.
Os organizadores anunciaram esta semana o nome do embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela: trata-se do velejador Robert Scheidt, um dos maiores nomes da vela mundial, que possui 15 títulos mundiais e cinco medalhas olímpicas. Robert Scheidt é uma verdadeira lenda da vela.
A Mitsubishi, mais uma vez, será a grande parceira da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A Mitsubishi, sinônimo de inovação e desempenho, une-se aos organizadores para transformar esta edição em uma aventura épica.
Confira a programação das regatas da Classe Monotipos:
Quinta-feira (11/7)
9h às 12h – Secretaria do evento aberta (Início das regatas de HPE 25)
Sexta-feira (12/7)
8h30 às 10h30 – Confirmação das inscrições
10h – Abertura oficial do evento
12h30 – Regatas do dia (todas as classes)
Sábado (13/7)
12h – Regatas do dia (todas as classes)
Domingo (14/7)
12h – Regatas do dia (todas as classes)
Após protestos- Premiação e encerramento