Os grupos de Folia do Divino de Ubatuba já têm agenda confirmada para este final de semana, dando continuidade à Romaria que percorre diversos bairros da cidade.
A “Folia Caiçara do Divino Espírito Santo” estará no Prumirim (praia) no sábado, 25, e no domingo, 26, no Félix e no Morro do Tiagão. Já o grupo “Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba” (Mestre Pedrinho) irá no sábado para o Estufa I, e no domingo terá participação em um evento no município de Caraguatatuba.
O cortejo tradicional da Romaria do Divino Espírito Santo em Ubatuba seguirá até o dia 28 de junho, sempre aos finais de semana, com início por volta das 9h. O cronograma da Folia é divulgado semanalmente pelo site da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
A Folia nos bairros
Neste ano, o grupo “Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba” (Mestre Pedrinho) está percorrendo a região Sul, nos seguintes bairros: Caçandoca, Tabatinga, Araribá, Sertão da Quina, Sertão do Ingá, Maranduba, Sapê, Praia do Peres, Bonete, Fortaleza, Rio Escuro, Lázaro, Perequê-Mirim, Enseada, Praia das Toninhas, Itaguá, Estufa I e II, Jardim Carolina, Marafunda, Ipiranguinha e Ilha dos Pescadores.
Já a região norte conta com a visita do grupo “Folia Caiçara do Divino Espírito Santo de Ubatuba” – nos bairros do Camburi, Picinguaba, Sertão da Fazenda, Praia do Engenho, Almada, Praia Brava, Estaleiro, Ubatumirim (Sertão, Zita, Vila Poca, Vila Rolim e Cambucá), Puruba (Praia e Sertão), Prumirim (Praia e Sertão), Praia do Félix, Morro do Tiagão, Itamambuca (Praia, Vila e Sertão), Praia Vermelha, Barra Seca, Taquaral, Sumidouro, Perequê-Açu, Usina Velha,
A Romaria do Divino Espírito Santo tem o apoio da Fundart.
Folia do Divino
Trazida pela Rainha Isabel de Portugal no séc. XVII, a Folia do Divino de Ubatuba é ligada à Festa do Divino Espírito Santo, que é uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil. Em Ubatuba, essa manifestação ocorre de Norte a Sul há mais de dois séculos, segundo antigos caiçaras.
Atualmente a Folia é composta por pessoas de várias extremidades do município, como Almada, Ubatumirim, Promirim, Praia Vermelha e Itaguá. Filhos e netos de antigos foliões, essas pessoas levam consigo a arte e a cultura de um povo que resiste a tantas mudanças, a Cultura Caiçara. Durante o período de peregrinação, o grupo visita casas de devotos de norte a sul levando suas violas, rabecas e caixa seguindo a bandeira sagrada