Folia do Divino fará romaria em bairros de Ubatuba no fim de semana

 

Os grupos de Folia do Divino de Ubatuba já têm agenda confirmada para este final de semana, dando continuidade à Romaria que percorre diversos bairros da cidade.

A “Folia Caiçara do Divino Espírito Santo” estará no Prumirim (praia) no sábado, 25, e no domingo, 26, no Félix e no Morro do Tiagão. Já o grupo “Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba” (Mestre Pedrinho) irá no sábado para o Estufa I, e no domingo terá participação em um evento no município de Caraguatatuba.

O cortejo tradicional da Romaria do Divino Espírito Santo em Ubatuba seguirá até o dia 28 de junho, sempre aos finais de semana, com início por volta das 9h. O cronograma da Folia é divulgado semanalmente pelo site da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).

A Folia nos bairros

Neste ano, o grupo “Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba” (Mestre Pedrinho) está percorrendo a região Sul, nos seguintes bairros: Caçandoca, Tabatinga, Araribá, Sertão da Quina, Sertão do Ingá, Maranduba, Sapê, Praia do Peres, Bonete, Fortaleza, Rio Escuro, Lázaro, Perequê-Mirim, Enseada, Praia das Toninhas, Itaguá, Estufa I e II, Jardim Carolina, Marafunda, Ipiranguinha e Ilha dos Pescadores.

Já a região norte conta com a visita do grupo “Folia Caiçara do Divino Espírito Santo de Ubatuba” – nos bairros do Camburi, Picinguaba, Sertão da Fazenda, Praia do Engenho, Almada, Praia Brava, Estaleiro, Ubatumirim (Sertão, Zita, Vila Poca, Vila Rolim e Cambucá), Puruba (Praia e Sertão), Prumirim (Praia e Sertão), Praia do Félix, Morro do Tiagão, Itamambuca (Praia, Vila e Sertão), Praia Vermelha, Barra Seca, Taquaral, Sumidouro, Perequê-Açu, Usina Velha,

A Romaria do Divino Espírito Santo tem o apoio da Fundart.

Folia do Divino

Trazida pela Rainha Isabel de Portugal no séc. XVII, a Folia do Divino de Ubatuba é ligada à Festa do Divino Espírito Santo, que é uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil. Em Ubatuba, essa manifestação ocorre de Norte a Sul há mais de dois séculos, segundo antigos caiçaras.

Atualmente a Folia é composta por pessoas de várias extremidades do município, como Almada, Ubatumirim, Promirim, Praia Vermelha e Itaguá. Filhos e netos de antigos foliões, essas pessoas levam consigo a arte e a cultura de um povo que resiste a tantas mudanças, a Cultura Caiçara. Durante o período de peregrinação, o grupo visita casas de devotos de norte a sul levando suas violas, rabecas e caixa seguindo a bandeira sagrada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *