Tricampeão Gabriel Medina prestigiou a competição. Fotos: Jorge Mesquita e Elton Ramos | PMSS
Thiago Camarão , de São Sebastião e Débora Silveira, de Saquarema (RJ), venceram a 3ª edição do Maresias Shootout, evento de surfe que agitou a praia de Maresias, na Costa Sul com a presença de surfistas renomados e altas ondas. Na categoria master, o título foi para o ubatubense Alexandre Costinha. A competição ocorreu na quinta-feira (16), na entrada 20 da Praia de Maresias, com premiação de R$ 40 mil reais aos vencedores.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), apoiou o evento com o objetivo de fomentar a modalidade e promover eventos esportivos no município.
O prefeito Felipe Augusto prestigiou o campeonato e destacou a importância da atração para o esporte e turismo da cidade. “Impossível não apoiar um evento tão importante e que atrai tantos amantes desse esporte maravilhoso que é o surfe. A praia ficou lotada em plena e até o Gabriel Medina veio conferir o campeonato”, comentou.
Neste ano, a categoria feminina contou com 12 competidoras. Quem levou a melhor na bateria final e ‘dropou’ as melhores ondas do dia foi a jovem Débora Silveira, de Saquarema (RJ).
“Estou mais do que feliz por conquistar esse campeonato. Não só por eu ser campeã da competição, mas por surfar ao lado da nova geração de mulheres do surf brasileiro. Muito obrigado por todos que torceram por mim e pela organização do evento”, comentou a campeã.
Na categoria master, o título foi para o ubatubense Alexandre Costinha, que manteve o título e se tornou bicampeão. “As condições do mar estavam extremas e acabou quebrando uma das minhas pranchas. Consegui voltar para areia e pegar outra para encontrar uma onda que me deu esse título. Muita gratidão por vencer mesmo com imprevistos”, disse o atleta.
“Essa vitória só veio através de muita luta e determinação. Não é fácil se jogar no mar desses com 50 anos. As ondas estavam gigantes e foi um grande desafio encarar esse mar de Maresias. Esse evento é muito especial por ser voltado para os tubos que é uma das manobras mais idolatradas pelos surfistas do mundo inteiro”, completou Costinha.
Já na final da categoria open, o vento swell bateu em Maresias e a ondulação ficou perfeita com formação de vários tubos para a decisão mais aguardada do dia.
O surfista local Thiago Camarão levou a melhor na final do Maresias Shootout e acabou recebendo uma nota 10, após pegar um tubo perfeito. O atleta Eric Bahia também tirou um 10, mas na somatória Camarão venceu o campeonato. Entretanto, o título de Rei da 20 por maior pontuação de onda surfada foi dividido para os dois.
“Sou grato por ser campeão do Maresias Shootout e ver tantos atletas locais se destacando em um mundo tão desafiador como este. O evento foi muito irado e a organização está de parabéns”, declarou Camarão.
Maresias Shootout
A ideia de fazer o Maresias Shootout surgiu no Havaí, considerado o templo do surfe mundial. Marcio Grillo, surfista profissional de Sup Wave que é morador de Maresias viajou para a ilha de Oahu, no arquipélago havaiano.
Durante a viagem, acompanhando o campeonato de surfe local Backdoor Shootout, Grillo ficou admirado com as ondas tubulares perfeitas que haviam naquele local. O sup surfer notou que a praia de Maresias também possuía potencial para receber um evento parecido.
Em um dia de altas ondas, Marcio Grillo estava com Carlos Bahia e João Barcella reunidos para surfar e começaram a brincar que o primeiro que pegasse o melhor tubo seria o “Rei da 20”. Depois disso, Grillo juntou forças com seus amigos para fundar o evento.
O torneio visa valorizar os free surfers e as boas ondas, buscando a tradição e o crescimento da regionalidade do esporte na praia de Maresias.