Acontece a partir desta quinta-feira, dia 16, em Maresias , na costa sul de São Sebastião, a terceira edição do Maresias Shootout, evento de surf de ondas grandes que terá a presença de surfistas renomados, entre os 78 atletas inscritos, nas categorias Open, feminino e masculino.
A competição acontecerá nesta quinta-feira, 16 de maio e sexta-feira, 17 de maio, na entrada 20 da praia de Maresias. Segundo alerta feito pela Marinha do Brasil, haverá ressaca marítima no litoral norte paulista entre os dias 16 e 18 de maio, com ondas de até três metros de altura.
Nesta quinta-feira (16), haverá disputas o dia inteiro surfe vai rolar o dia inteiro e haverá uma ação de limpeza de praia com a Worldpackers Brasil. O evento vai contar com brinquedos infláveis com recreação, pista de skate, expositores, sorteios e brindes.
A noite de quinta promete com a realização de uma festa irada no Maresias Beach Club, que fica onde funcionava o antigo Instituto Gabriel Medina. , com DJ Pesc, Navala e Delon. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na praia ou na sede do club.
Amanhã, sexta-feira (17), as baterias decisivas serão realizadas a partir das 8 horas e, também, a premiação dos surfistas. Para fechar o evento, terá uma roda de capoeira, curso de primeiros socorros com a empresa Global Med e aula de yoga.
Confira as baterias:
Masculina:
Rei e Rainha Tubos
O Maresias Shootout também consagrará o Rei e Rainha da 20. O título será dado para quem pegar o melhor tubo do campeonato, independentemente de qual categoria esteja competindo.
Na 1ª edição, em 2021, o Rei da 20 foi Igor Moraes, que também conquistou o título da categoria Open e levou o Campeonato brasileiro daquele ano. Na 2ª edição, o surfista Ian Gouveia, integrante do WSL Challenger Series 2023, foi o novo campeão da categoria Open e coroado como o Rei da 20, ao pegar o melhor tubo da competição. No feminino, Sol Carrion levou o título e na categoria Master Masculino Costinha levantou o troféu de campeão.
Quem subiu no topo do pódio da categoria Master do Maresias Shootout 2021 foi o freesurfer, shaper, tube rider e morador de Maresias Sergio Frog.
Como surgiu o Maresias Shootout
A ideia de fazer o Maresias Shootout surgiu no Havaí, considerado o templo do surfe mundial. Marcio Grillo, surfista profissional de Sup Wave que é morador de Maresias viajou para a ilha de Oahu, no arquipélago havaiano.
Durante a viagem, acompanhando o campeonato de surfe local Backdoor Shootout, Grillo ficou admirado com as ondas tubulares perfeitas que haviam naquele local. O Sup surfer notou que a praia de Maresias também possuía potencial para receber um evento parecido.
Em um dia de altas ondas, Marcio Grillo estava com Carlos Bahia e João Barcella reunidos para surfar e começaram a brincar que o primeiro que pegasse o melhor tubo seria o “Rei da 20”. Depois disso, Grillo juntou forças com seus amigos para fundar o evento.
O torneio visa valorizar os free surfers e as boas ondas, buscando a tradição e o crescimento da regionalidade do esporte na praia de Maresias.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, através das secretarias de Turismo e de Esportes e o copatrocínio da Amstel Ultra e SS Ambiental.