De 22 de Maio a 08 de Junho, instituições locais movimentam a sociedade de Ubatuba e região para discutir e celebrar a importância de ações de preservação do meio ambiente.
O Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, criado em 2010, é considerado o maior evento em celebração à Mata Atlântica, e vem acontecendo anualmente em uma das últimas reservas de Mata Atlântica original do mundo.
Em sua 13ª edição, o Festival da Mata Atlântica de Ubatuba tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade, envolvendo-a na conscientização da importância do meio ambiente. O evento também acontece em comemoração a algumas datas especiais: o Dia da Biodiversidade (22/05); o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Dia Nacional da Educação Ambiental (03/06); o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06).
Dentro da programação do festival, desde 2014, existe a Semana do Mar, um evento organizado pelo Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Fundação Projeto Tamar, com destaque para o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos, e que traz como proposta promover a sensibilização e reflexão de moradores e turistas de Ubatuba sobre as condições críticas em que se encontram os nossos oceanos e os impactos que cada vez mais vem sendo sentidos pela sociedade de forma geral.
Tendo em vista o reconhecimento de Ubatuba como a Capital Nacional da Mata Atlântica e a importante relação da população e dos turistas com o meio ambiente e as praias no município, ainda com a urgência na necessidade de formação e fortalecimento de vínculo afetivo com a floresta e o oceano, e a discussão de problemas e soluções para os desafios que estamos enfrentando, esta é uma excelente oportunidade para alcançarmos, conscientizarmos e
responsabilizarmos grande parcela da população.
A organização do evento conta com as instituições não governamentais e da sociedade civil, de forma voluntária, Fundação Florestal e apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente, representada pela Câmara Técnica de Educação Ambiental. A programação completa estará disponível em breve nas redes sociais das instituições envolvidas.
Organização: Aquário de Ubatuba, Associação Paulista Gestores Ambientais, AMPRAFE, Associação Coaquira, Fundação Projeto TAMAR, Fundação Florestal, Instituto Argonauta, Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba, Secretaria do Meio Ambiente e Tamoio de Ubatuba.
Instituições participantes: Centro Cultural Araponga, Coletivo Educador Floresta e Mar, Nativo Caiçara, Rosana Gaeta, Extensão Natural, Terra do Guaiamum, Projeto Toninhas do Brasil, Cernes Canoa Caiçara , Escolinha Municipal de Surf, Coco & Cia, AMESP, Mar é Cultura, AUS, Instituto Filipe Toledo, Dado Paisagismo, Instituto da Árvore, COA, Nutri Terra, AARCCA, Fórum de Comunidades Tradicionais, Namaskar, Projeto Quilombo Sustentável, Associação dos
Remanescentes de Quilombo do Sertão de Itamambuca, Instituto Terroá, Secretarias Municipais de Turismo e Educação.