A Prefeitura de Paraty, na costa sul fluminense, decidiu investir de vez na “economia do mar”: uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros para impulsionar o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que se preserva a saúde dos ecossistemas marinhos.
No último dia 5 de maio, o prefeito Luciano Vidal promoveu um encontro que reuniu secretários e adjuntos da administração pública com o novo presidente do Conselho Deliberativo Sebrae Rio, Robson Carneiro e o assessor da Presidência do Sebrae Rio, Renato Regazzi.
Os dois representantes do Sebrae-RJ(Foto), ministraram uma capacitação de como todas as secretarias poderiam interagir entre elas para promover atividades sustentáveis no mar de acordo ao planejamento de cada pasta, com o objetivo de fomentar a economia local, desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.
Essa capacitação trouxe o conceito da economiza azul ou economia do mar, que se refere ao uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros para impulsionar o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que se preserva a saúde dos ecossistemas marinhos.
Em Paraty, um município onde a economia é baseada no turismo e na pesca, a economia azul pode ser desenvolvida de várias maneiras, desde a adaptação da infraestrutura para ser mais sustentável, reduzindo o desperdício de recursos, como também apoiar projetos de inovação e tecnologias, promovendo práticas amigáveis ao meio ambiente. O objetivo desse encontro é unir a visão e esforços de cada secretaria para tornar Paraty, a primeira Prefeitura Azul do Brasil.
A atual administração pública vem realizando diversas ações que fomenta a economia azul no município. No esporte, a secretaria de Esportes tem feito o resgate da competição de canoa caiçara nas comunidades costeira; e na pesca, a secretaria de Pesca promove oficinas de artesanato e biojoias com os resíduos da pesca (escamas de peixe e conchas), criação de fazendas marinhas, criação de algas(Foto abaixo) e o campanha para o período do defeso.
Na secretaria do Ambiente e Educação são realizadas ações de programas de conscientização marítima e ambiental junto à população, por meio da rede municipal de ensino; a secretaria de Proteção e Defesa Civil criaram o mapeamento geológico e hidrológico das áreas de riscos, que obtém medidas para prevenção e adaptação às mudanças climáticas, como sistemas de alerta de eventos climáticos extremos e de práticas de adaptação em áreas vulneráveis; e, as equipes de fiscalização atuam para preservar nossa biodiversidade.
As secretarias de Turismo e Cultura promovem eventos que valorizam a cultura local ligada ao mar; a secretaria de Saúde atende a comunidade costeira e executa um programa de monitoramento e salvamento no mar para moradores e turistas no período de alta temporada; a secretaria Executiva de Governo, Planejamento e Finanças obtém parcerias para capacitar gestores e captar recursos, visando investir práticas sustentáveis no município e entre outras ações que a prefeitura vem realizando e se destacando no Estado do Rio de Janeiro e sendo referência para outros municípios e empresas da área de sustentabilidade.