Ubatuba inicia vacinação contra a dengue a partir desta quarta(8); cidade registra três mortes pela doença

 

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, iniciará nesta quarta-feira, dia 8, a campanha de vacinação contra a dengue no município. Viesp, Óbitos, UBSs,

A imunização terá como público-alvo apenas crianças de 10 e 11 anos, conforme determinação estadual.

Ubatuba tem 4.037 casos confirmados de dengue, 46 ainda em investigação e três mortes pela doença. O município é o que registra maior número de mortes pela doença na região que soma quatro óbitos, um deles em Caraguatatuba. Entre as pessoas que contraíram a doença na cidade, seis apresentam dengue grave e outras 27 apresentam dengue com sinais de alarme.

Vacinação

As doses da vacina chegaram ao município na sexta-feira e serão distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Além do processo de distribuição, também estamos realizando o treinamento das equipes para darmos início à imunização”, explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, Alyne Ambrogi.

A partir de quarta-feira, a vacinação estará disponível nas UBSs Cícero Gomes, Ipiranguinha, Sesmaria, Itaguá, Estufa II e Estufa II-A. As demais unidades iniciarão a campanha na quinta-feira, dia 9.

Para receber a vacina, a criança não pode ter tido dengue por pelo menos seis meses e deve ser cadastrada na UBS de referência, mais próxima da sua casa, ou apresentar declaração de matrícula atual de uma das escolas do município.

“As doses enviadas a Ubatuba sofreram ajustes e recebemos 1.505 unidades, ao invés das 6 mil anunciadas anteriormente. Sendo assim, solicitamos a declaração escolar para tentar garantir que os imunizantes serão administrados em pessoas da cidade, pois as doses são enviadas de acordo com os dados de residentes do IBGE”, disse Alyne.

O cronograma de vacinação contra a dengue prevê a aplicação de duas doses da vacina, com um intervalo de três meses. O imunizante reduz o risco de complicações e hospitalizações pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *