Cidade registra três mortes, cerca de 3.500 casos da doença e aguarda resultado de 1.904 exames
O Centro de Atendimento à Dengue (CADE) será inaugurado nesta quarta-feira, dia 17, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Gomes, localizada na rua Professor Thomaz Galhardo, centro. O atendimento exclusivo à dengue funcionará todos os dias, incluindo sábado e domingo, das 8h às 17h.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o local será referência para os atendimentos aos pacientes com sintomas ou confirmação de dengue, com o objetivo de desafogar a Santa Casa, os Prontos Atendimentos e também os demais serviços das UBSs.
“Nossa expectativa é atender cerca de 100 pessoas por dia. Preparamos uma equipe com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estarão prontos para os atendimentos exclusivos dos casos de dengue”, explicou a secretária Adjunta de Saúde, Simone Brito.
A recepção do CADE será separada dos atendimentos da UBS, com entrada pelo estacionamento da unidade de saúde. O espaço funcionará por tempo indeterminado na Cícero Gomes, enquanto a demanda de pacientes continuar alta no município.
“Todas as ações emergenciais tomadas são estratégias contidas no Plano de Contingência da Dengue”, destacou Simone.
Principais sintomas
Febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns. No entanto, a infecção por dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves.
Em caso de evolução da doença, os sintomas apresentados podem ser dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, dificuldade de respirar, queda de pressão arterial e sangue nas fezes.
A qualquer suspeita da doença, o paciente deve procurar por atendimento médico, de preferência, no Centro de Atendimento à Dengue.