Museus e parques de Ilhabela receberam cerca de 260 mil visitantes nos últimos dois anos, segundo informações da Prefeitura da ilha
O verão já acabou e estamos no outono, mas Ilhabela, no Litoral Norte Paulista, continua oferecendo bons atrativos, principalmente culturais, aos turistas que pretendem visitar a cidade na baixa temporada.
Além de praias e cachoeiras, a cidade oferece museus e espaços que valorizam a rica história do arquipélago, seu passado colonial e os inúmeros naufrágios que ocorreram em seu entorno.
Entre os principais atrativos estão: o Museu Náutico, que fica no antigo prédio onde funcionava a cadeia pública; o Museu da Iluminação e Energia; o Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água; e, o Centro Cultural da Vila.
Segundo a prefeitura da ilha, nos dois últimos anos, de 2022 a 2024, os museus e parques de Ilhabela receberam cerca de 260 mil visitantes, com uma média de 125 pessoas por dia. Desse total, aproximadamente 10% são turistas
estrangeiros, em sua maioria argentinos, americanos e europeus.
Embora os espaços fiquem abertos por períodos prolongados, o horário de maior visitação é a tarde, com a preferência de 70% do público. De todas as atrações disponíveis, o Museu Náutico foi o mais requisitado, com um total de 133 mil visitas.
Vale lembrar que todas os museus, espaços culturais e parques mantidos pela Prefeitura de Ilhabela são totalmente gratuitos e disponibilizam guias próprios, prontos para contar um pouco da história do município que coleciona histórias tão diversas.
Recentemente, a Prefeitura de Ilhabela inaugurou mais um espaço cultural, o Museu da Iluminação e Energia, que conta a história da iluminação no arquipélago desde o uso das lamparinas, passando pelo uso das águas de uma cachoeira e indo até o passado recente, quando a cidade passa a receber energia por meio de cabos submarinos, método utilizado atualmente.
Conheça os principais museus e parques de Ilhabela:
Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água
A Fazenda Engenho D’Água é um importante patrimônio histórico e cultural de Ilhabela. Tombada pelo IPHAN e Condephaat, sua construção é datada do fim do século XVIII ou início do XIX. Localizada na região central, a Fazenda ainda tem uma bela vista para o mar.
Durante o passeio guiado, os visitantes podem conhecer um pouco do passado colonial da cidade. A casa sede possui um engenho d’água, um alambique, aqueduto e pequena represa, além de outras diversas atrações históricas. No local ainda são realizadas exposições, atividades educativas e culturais.
Funcionamento: as visitas no Parque Fazenda Engenho D’Água podem ser realizadas de segunda a domingo e feriados das 10h às 18h de outubro a março. Já de abril a setembro o funcionamento é das 9h às 17h. A entrada
é gratuita.
Endereço: Avenida Pedro Paulo de Moraes s/n, bairro: Engenho d`Água
Museu Náutico (Antiga Cadeia e Fórum)
O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, Centro Histórico da cidade. O local conta com uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de painéis com informações e imagens, com destaque para o de seis metros indicando naufrágios desde 1825 até 1990.
A mais importante atração é a exposição sobre os naufrágios, fruto da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali. Em Ilhabela, há registros de 16 embarcações naufragadas e documentadas, além de mais 12 que necessitam de confirmação, e várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores.
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 22h. Entrada gratuita.
Endereço: Praça Coronel Julião, 115, na Vila (Centro Histórico).
Centro Cultural da Vila
O Centro Cultural da Vila reúne salas de exposição e é palco para diversas atividades culturais, feiras e shows. Possui exposições permanentes da “Congada de Ilhabela” (expressão cultural e religiosa de tradição popular, que mantém valores e padrões culturais afrodescendentes e ocorre sempre no mês de maio); e do Parque Estadual de Ilhabela (apresentando espécies da fauna e flora locais, bem como objetos do artesanato caiçara).
Ao lado dessas salas está o cinema, destinado a moradores e turistas, com entrada gratuita e programação e horários que seguem calendário específico. Já o Museu Waldemar Belisário, conta com uma sala permanente com a exposição “Vida e Obra de Waldemar Belisário” e duas salas destinadas às exposições de artistas variados. Funcionamento: Segunda a quinta-feira das 9h às 20h. Sexta-feira a domingo e feriados das 9h às 21h. A entrada é gratuita.
Endereço: Rua da Padroeira, 140, Vila (Centro Histórico)
Museu da Iluminação e Energia
Inaugurado recentemente, o Museu da Iluminação e Energia está localizado no bairro Água Branca, ao lado do Parque das Cachoeiras, e conta a história da iluminação no município a posterior eletrificação. Está abrigado na antiga usina hidroelétrica que fornecia luz à cidade, captando a energia cinética da cachoeira Água Branca.
A primeira referência documental de iluminação da então “Villa Bella” é de 1886 e registra o valor de “hum conto de réis” para iluminação da Vila. O projeto do museu contou com a curadoria do Dr. Plácido Cali, arqueólogo e historiador.
Funcionamento: todos os dias das 9h às 18h.
Endereço: Rua José Bonifácio, s/n, ao lado do Parque das Cachoeiras.