A Fundação Florestal e a Green Haven, permissionária da Ilha Anchieta, em Ubatuba, no litoral norte paulista, Informam que desde o dia 1º de abril de 2024, o Parque Estadual da Ilha Anchieta não abrirá à visitação pública às quartas-feiras, permanecendo fechado para manutenção. A Ilha Anchieta é um dos locais mais visitados por turistas no litoral norte paulista.
Conhecida pelas praias de águas cristalinas e pelo verde da Mata Atlântica, a Ilha Anchieta é a segunda maior de São Paulo, com 828 hectares de área. Localizada a 8km do continente e a 213 km da capital, abrigou na primeira metade do século 20 um presídio e instalações militares.
São sete praias e quatro trilhas que mesclam a exuberância da Mata Atlântica, costões rochosos e uma rica fauna silvestre: a da Praia do Sul, que liga as praias do Sul e das Palmas, passando pelo Mirante da Biodiversidade; a do Saco Grande, que passa pelo ruínas e termina em uma área rochosa de frente para o oceano e as ilhas de Búzios e Vitória, no Parque Estadual de Ilhabela; a da Represa, com o Mirante do Passado e Presente, com vista panorâmica das ruínas e da Enseada das Palmas; e a Subaquática, com aquário natural, perfeita para observar o rico ecossistema marinho.
Não deixe de conhecer a capela Bom Senhor Jesus da Ilha Anchieta, erguida a partir das festividades em homenagem ao padroeiro da ilha, iniciadas em 1873; o Centro de Visitantes, que funciona no antigo almoxarifado da prisão e possui espaço para exposições temporárias e exposição permanente sobre a fauna e a flora local; e as Ruínas do Presídio, que entre 1908 e 1955 abrigou uma prisão de segurança máxima, instalada na Ilha Anchieta para isolar indivíduos perigosos.
A Fundação Florestal formalizou em abril do ano passado a assinatura do Termo de Permissão de Uso dos Serviços de Ecoturismo do Parque Estadual Ilha Anchieta com a empresa Green Haven. Segundo a FF, a permissão de Uso das áreas de uso público do Parque Estadual Ilha Anchieta (Peia) é uma modalidade de delegação de serviço adotada pelo estado para estabelecer parcerias com a iniciativa privada e tem a duração de 10 anos.
O Green Haven funciona em regime de permissão de uso dentro da Unidade de Conservação, gerida pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo. Para viabilizar o projeto, a empresa cumpre uma série de requisitos de preservação do meio ambiente e valorização da cultura local que devem ser cumpridos ao longo dos 10 anos da concessão.
Inaugurado em setembro do ano passado, o complexo Green Haven Ilha Anchieta abriga o Hostel Mata Atlântica, instalado em um imóvel construído nos anos 1900 em frente à Praia do Sapateiro, além de chalés, totalizando 70 leitos; lanchonete e restaurante; guarderia com aluguel de equipamentos náuticos e churrasqueiras para aluguel. Também possui fácil acesso a atrativos da ilha, como capela, centro de visitantes e ruínas do presídio, trilhas e praias.
Por ser uma área de relevância ecológica, o fluxo de visitantes é limitado e todas as visitas devem ser agendadas. O acesso é a partir do píer do Saco da Ribeira ou das praias da Enseada, Itaguá, do Lázaro e das Toninhas. O trajeto dura 30 minutos em média e deve ser realizado apenas em embarcações credenciadas.
O patrimônio natural, histórico e cultural do Peia continua sob gestão direta da Fundação Florestal, apenas a execução dos serviços de apoio ao ecoturismo foi passada para a iniciativa privada, mas continua sendo fiscalizada pela Fundação.
Fechamento às quartas-feiras
A medida adotada em conjunto entre Fundação Florestal e Green Haven tem como objetivo garantir a realização de trabalhos de manutenção e conservação nas instalações e na infraestrutura do parque.
O fechamento semanal permitirá às equipes responsáveis realizarem as intervenções necessárias com maior eficiência, assegurando a preservação do ambiente natural e a qualidade da experiência para todos os visitantes.
Durante os dias de fechamento, o acesso ao parque será restrito exclusivamente aos funcionários e a hóspedes que já se encontrarem na ilha em períodos anterior ao dia de fechamento.
A FF e a Green Haven agradecem a compreensão e o apoio contínuo da imprensa e do público nessa iniciativa, que visa promover a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais do Parque Estadual da Ilha Anchieta. A FF e a Green Haven se colocam à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.