“Andada do caranguejo guaiamum” tem início no Manguezal da Caçandoca em Ubatuba

 

Começa amanhã, dia 6 e seguem até segunda-feira, dia 8, os eventos em comemoração da Andada do Caranguejo Guaiamum, no manguezal da praia da Caçandoca, região sul de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista. 

As andadas são os períodos reprodutivos destes caranguejos, em que os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e as fêmeas liberarem os ovos. O caranguejo terrestre Cardisoma guanhumi, é conhecido popularmente como guaiamum, pode ser encontrado entre o litoral sul do Brasil e a Flórida (EUA). Os períodos das andadas ocorrem entre 1º de outubro e março. 

O guaiamum(Foto) é uma espécie de caranguejo terrestre da família dos gecarcinídeos, muito comum em mangues do litoral. A espécie varia em cor de azul escuro a marrom ou cinza e pode crescer até 15 centímetros na largura da carapaça e pesar mais de 500 gramas. 

Suas pinças desiguais, no caso dos machos, podem chegar a medir trinta centímetros. Atingem a maturidade sexual aos quatro anos e seu ciclo reprodutivo depende do verão e das fases da lua. A fecundação é interna e poligênica. Ou seja, vários machos para uma fêmea.

O guaiamu sai da toca a noite para se alimenta. Comem frutos, folhas e animais em decomposição. Desde 30 de maio de 2018, a portaria 161 do Ibama proíbe a captura de guaiamu. No Brasil, a desova se dá entre os meses de fevereiro e maio. Durante a estação reprodutiva, esses caranguejos lançam milhares de larvas na água durante a maré cheia da lua nova.    

Atualmente é considerada uma espécie em perigo de extinção, segundo uma pesquisa feita por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (ICMBio/CEPSUL), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Laboratório de Biologia da Conservação de Crustáceos e Ambientes Costeiros da Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

 

Confira a programação na Caçandoca: 

06/04:*

– 9:00 – Café colaborativo;

– 10:00 – Roda de Conversa: Por que proteger o guaiamum?

– 12:00 – Almoço (encomendar o almoço já no início das atividades)

– 14:00 – Roda de Conversa: Sobre o Manguezal

– 15:00 – Organização do grupo de apoio da Andada

– 16:00 às 21:00 Contemplação à Andada dos Guaiamuns

*07/04*

– 10:00 – Caminhada ao redor do manguezal

– 11:00 – Roda de Conversa: Turismo Ecológico

– 12:00 Almoço (encomendar o almoço já no início das atividades)

– 13:00 Aniversário do Projeto Manguezal Terra do Guaiamum com *recreação infantil*

– 16:00 às 21:00 – Contemplação da Andada dos Guaiamuns

*08/04*

– 09:00 às 11:00 – Roda de Conversa: o Futuro do nosso Manguezal

– 12:00 – Almoço (encomendar o almoço já no início das atividades)

– 16:00 às 21:00 – Contemplação da Andada dos Guaiamuns

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *