Caraguatatuba sedia nesta quarta(3) a última audiência pública para revisão do plano diretor de turismo

 

A Prefeitura de Caraguatatuba promove a terceira e última audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) nesta quarta-feira (3/4), às 19h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.

A segunda audiência ocorre nesta terça-feira (2), às 19h, na Emef Professor Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. O endereço é Rua José Maria Ferreira dos Santos, nº 381 – Travessão.

A Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu, recebeu o primeiro debate sobre a proposta na última segunda-feira (1º/4). O coordenador geral da Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba e secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, explicou a proposta que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentável da atividade turística em Caraguá.

A atualização do PDTur é obrigatória para o município continuar recebendo os recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A população pode enviar sugestões e/ou dúvidas, e se inscrever previamente para a participação dos encontros, por meio do email: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br até às 17h de quarta-feira.

O material para audiência pública eletrônica de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba – PDTur está disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba. O conteúdo permanece na página oficial até às 23h59 desta quarta-feira (3/4). Os interessados também poderão efetuar a inscrição presencialmente, no horário e local de realização das audiências públicas.

A Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues fica na Avenida Pernambuco, nº 1.101 – Indaiá.

A Revisão do PDTur

A Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) 2024 – 2027 envolve propostas nos Eixos Planejamento Estratégico, Atrativos Turísticos e Planejamento Estratégico/ Marketing.

O projeto prevê investimentos nos programas Sempre em Alta, com ações de incentivo, eventos e outros geradores turísticos, em especial nos períodos de baixa temporada; Qualifica Caraguá – Qualificação para o Turismo, com parcerias para a realização de cursos para qualificação dos mais diversos profissionais do trade turístico; Observatório de Turismo, por meio de parcerias para ampliar o banco de dados gerado pela coleta de informações, a serem

compiladas e analisadas, para um planejamento estratégico de ações que contribuam com a da atividade turística; Roteiros de Caraguatatuba, com a organização dos atrativos turísticos em roteiros com afinidades para criação de folheterias específicas e divulgação digital; Praia Bandeira Azul, com a estruturação de uma praia do município para a classificação Bandeira Azul, selo internacional de sustentabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental); Roteiro da Trilha do Morro Santo Antônio, com sinalização da trilha de Mountain Bike e Downhill do Morro Santo Antônio; Manutenção e Melhoria da Infraestrutura Turística, com o desenvolvimento de projeto paisagístico com a inclusão de vegetação nativa e flores em espaços públicos em pontos turísticos como praças e orlas; Guias Turísticos Mirins, desenvolvido em parceria com a Guarda Mirim para qualificação de guias turísticos mirins; Exploração Sustentável e Manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio, com o incremento da infraestrutura básica com banheiros, espaços gastronômicos, bondinho, funicular e píer; Sinalização Turística, aumento da sinalização viária da cidade, com placas indicativas nos padrões internacionais, em três idiomas (Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa); Posto de Informação ao Turista, com a implementação de novos postos de atendimento ao turista e qualificação de profissionais para oferecer atendimento personalizado, com recomendações de programas e atividades adequadas aos diferentes perfis de turista; construção do Centro de Convenções Municipal; e a participação em Feiras de Turismo nacionais e internacionais, com foco nos melhores espaços de promoção e comercialização do município como destino turístico.

A proposta completa pode ser conferida no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/03/MINUTA-PROJETO-DE-LEI-REVISAO-PDTUR.pdf.

Histórico

O Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba (PDTur) foi instituído pela Lei Municipal nº 2.401 de 22 de março de 2018. O PDTur deve ser revisto pelo município a cada três anos.

A proposta é uma exigência da Lei Complementar 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.

A Revisão do Plano de Ação do Plano Diretor de Turismo foi elaborada por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura em conjunto com os representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec) e Associação dos Quiosques (AQC).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *