Paraty conquista 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora com projeto de algicultura

 

Paraty é reconhecida em primeiro lugar no 12º prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Empreendedorismo Rural por seu projeto inovador de algicultura. Foto: Prefeito Luciano Vidal recebendo o prêmio Sebrae

A prefeitura de Paraty, na costa sul-fluminense, conquistou ontem, dia 27, o primeiro lugar no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade venceu na categoria Empreendedorismo Rural com o projeto de Algicultura.

 

A algicultura é cultivo de algas marinhas, considerado uma atividade promissora no Brasil, aliado à sustentabilidade e à promoção de serviços ambientais no município, um recurso natural valioso com aplicações diversas, desde alimentação até a produção de biocombustíveis e produtos farmacêuticos. Paraty demonstrou uma visão pioneira ao implementar um projeto que reconhece soluções e melhorias nos processos produtivos e fomento a economia com a participação da comunidade local.

 

Cultivo de algas em Paraty

O evento acontece a cada dois anos onde todos os municípios do estado do Rio de Janeiro tem a oportunidade de participar para servir de inspiração para outras cidades e empresas, na prática de empreendedorismo inovador e sustentável, impulsionando o desenvolvimento territorial e a economia do país.  Este ano, 72 projetos foram inscritos em todo o estado nas 10 categorias da premiação, sendo que 24 municípios foram selecionados para concorrer ao prêmio nacional que acontecerá em Brasília, no mês de junho deste ano.

 

A cidade de Paraty esteve representada na premiação pelo prefeito Luciano Vidal, secretário de Pesca Saulo Vidal, representante do Departamento de Captação de Recurso e Gestão de Convênios Clara Schueng, onde receberam o prêmio de primeiro lugar na categoria de Empreendedorismo Rural, conquistando o merecido reconhecimento por seu projeto de algicultura. Este projeto não só demonstrou a capacidade da cidade em inovar e empreender, mas também evidenciou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

 

 

O Prefeito Luciano Vidal disse que “Esse prêmio é mais um reconhecimento do potencial e referência a nível nacional e internacional do fomento a economia azul no município, que em breve seremos reconhecidos como a primeira cidade azul do país.”

 

A representante do Sebrae na Costa Verde, Tuane Rodrigues acrescenta, “SEBRAE e prefeitura de Paraty já possuem um longo período de parcerias. Temos projetos em conjunto na área de turismo, economia criativa, agricultura, empreendedorismo feminino e hoje, Paraty celebra a vitória na categoria estadual do prêmio Prefeitura Empreendedora na categoria Empreendedorismo Rural. É uma forma que o SEBRAE tem de reconhecer todo o empenho, competência, comprometimento e boas práticas do território. E é uma grande satisfação ser parceiro de um governo compromissado com o desenvolvimento de sua comunidade e seu município. Agora vamos para a etapa nacional a fim de vencer em nossa categoria e servir de inspiração para outros estados”.

 

O prefeito Luciano Vidal fez questão de agradecer o empenho dos departamentos da prefeitura de Paraty, Captação de Recursos e Gestão de Convênios, liderado pela Lucineide e Clara Cid, Secretaria de Pesca, Saulo Vidal e Júnio Alvarenga, instituição AMAPAR, família Ayres do São Gonçalo e entre outros que fizeram Paraty receber esse importante prêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *