Desde 2016 quando deslizamento de encosta soterrou a pista de acesso ao litoral norte; passagem pelo local era feito por um desvio improvisado na pista que dava acesso a São José dos Campos; oito anos depois, pista de acesso ao litoral norte é totalmente liberada ao tráfego
A Concessionária Tamoios, que administra, a SP-99, que liga São José dos Campos a Caraguatatuba, informa que as obras de recuperação de encosta realizadas na altura do km 52 da Rodovia dos Tamoios foram finalizadas e o usuário conta com todas as pistas liberadas ao tráfego no local. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2023 e concluídas em janeiro de 2024. Agora o usuário conta com o trecho totalmente liberado ao tráfego.
As atividades foram conduzidas pela empresa EGTC Infra e duraram cerca de 11 meses. Para superar o desafio, foram adotadas diversas soluções técnicas, incluindo retaludamento de solo com geometria peculiar, grampeamento de solo, cortina de concreto com tirantes, aplicação de biomanta e hidrossemeadura, esta última fundamentada na natureza, utilizando plantas cujas raízes protegem o solo.
Foram utilizadas 6,6 toneladas de concreto, mais de 6 mil metros de tirantes (que são como pregos que sustentam a estrutura da parede das encostas) e 96,7 toneladas de aço. A obra contou ainda com mais de 120 trabalhadores empenhados durante a toda a atividade.
HISTÓRICO DO KM52
Em fevereiro de 2016 foi registrado deslizamento de rochas na altura do km 52. Esse deslizamento comprometeu parte do talude provocando a interdição das pistas sentido litoral. Para garantir a movimentação no local, foi implantado um desvio pela pista sentido São José dos Campos obedecendo todas as medidas de segurança necessárias.