Litoral Norte Paulista tem alerta de ventos fortes de 60 km/h e ondas de até 3 metros

Litoral Norte tem previsão de ventos fortes e ondas de até 3 metros. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

 

A Marinha do Brasil emitiu alerta para a passagem de uma frente fria que poderá afetar a faixa litorânea do Estado de São Paulo com ventos de direção Sul a Sudeste e intensidade de até 60 km/h no Litoral Norte. Esse sistema deve provocar ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste e altura de até 3 metros, entre a tarde desta sexta-feira (22) e madrugada de domingo (24).

Diante desse cenário, foi emitido aviso de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo.

Aos navegantes, a orientação é que consultem essas informações antes de irem ao mar, principalmente as comunidades de pesca e esporte e recreio.

Chuvas fortes

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta para mudança brusca no tempo desde ontem, quinta-feira (21) em todo o Litoral Norte Paulista. Em São Sebastião, há possibilidades de ventos de até 50 km/h, além de uma precipitação que pode ultrapassar os 250 mm em algumas áreas.

Com isso, há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas.

Além dos ventos e chuvas fortes, São Sebastião deve sofrer também uma queda abrupta nas temperaturas. Nesta quinta, a máxima deve chegar aos 36ºC, enquanto na sexta (22), não deve ultrapassar os 27ºC, uma diferença de pelo menos 9ºC. A mínima deve oscilar entre 25ºC e 22ºC nesses dias.

Por conta dessas possibilidades, a Defesa Civil de São Sebastião já está atenta e de prontidão acompanhando as mudanças climáticas. Entre as medidas do órgão, está o acionamento do Plano de Contingência (PLANCON), que tem o objetivo de orientar e minimizar os estragos de causas naturais, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

Até o dia 31 de março, o órgão também mantém em vigência o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC). Em casos de emergência, a população pode acionar os órgãos de Defesa do município, por meio do telefone 199, da Polícia Municipal (153) ou Corpo de Bombeiros (193).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *