A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado prevê que entre hoje, quinta-feira (21) e sábado (23), toda a costa da região Sudeste, especialmente no Litoral Norte e Vale do Paraíba, deverá ser atingida por fortes chuvas e rajadas de ventos a partir da tarde.
Haverá uma mudança extrema nas condições climáticas devido ao calor e a elevada umidade do ar, criando condições para temporais seguidos por raios e intensas rajadas de vento.
Na sexta-feira está prevista a chegada da primeira frente fria de grande importância no período de abertura do outono. As chuvas e os ventos deverão chegar entre a tarde e a noite.
O período mais crítico, de chuvas volumosas, será a partir da tarde de sexta-feira, avançando em parte da madrugada de sábado. A previsão é de que os acumulados ultrapassem os 250 milímetros em 24 horas no Litoral Norte. Nesse período, haverá um declínio da temperatura.
Também está prevista a passagem dos típicos ventos Noroeste na tarde de quinta-feira. À noite, os ventos mudam em direção Sul e as rajadas podem atingir de 50 a 70 km/h na sexta-feira.
Ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.