Em 1967, no dia 18 de março, a cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista, foi atingida por uma tromba d’água e foi parcialmente destruída. Cerca de 2 mil moradores perderam a vida nos deslizamentos de encostas e alagamentos. A cidade ficou isolada, devido a falta de acesso às cidades vizinhas, sem água e sem energia por vários dias.
A tragédia foi considerada a maior até então ocorrida no país. Em dois dias de chuvas(17 e 18 de março) a precipitação pluviométrica registrada no município foi de 580 milímetros, ou seja, choveu em Caraguatatuba em apenas dois dias a quantidade de chuva acumulada de seis meses.
Segundo um dos maiores especialistas mundiais em mecânica de solos e fundações, o professor Artur Casagrande, que na época prestava assessoria aos EUA, Índia e Suíça, teria sido a maior tragédia natural ocorrida no Brasil até então.
“Nunca vi coisa igual na minha vida. Isso só ocorre a cada milênio. O que ocorreu em Caraguatatuba foi um evento natural- tromba d’água fato raro, raríssimo. Na história do Brasil nunca ocorreu nada igual”, comentou após visitar a cidade parcialmente destruída na ocasião.
A cidade levou muitos anos para se recuperar. Hoje, com uma população de 123.389 habitantes, Caraguatatuba transformou-se na “capital” da região. A economia da cidade ainda depende do turismo e do comércio, mas conta desde 2015 com recursos provenientes dos royalties da Petrobras e do ICMs, gerado pelo processamento de gás no município.
Relembre
Quem quiser saber mais detalhes sobre a tragédia ocorrida no dia 18 de março de 1967 em Caraguatatuba deve acompanhar às 2 horas desta segunda-feira, dia 18, i programa Memória Caiçara Especial, no Youtube, do Cancioneiro Caiçara, com as participações da historiadora Denise Lemes, do Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba, que terá a apresentação de Dadinho Fachini e Pitágoras Bom Pastor. Assista no Facebook e no YouTube da Cancioneiro a partir das 20h: acesse https://www.youtube.com/live/fAWyYY2_kic?si=CmFD6ShQfaRt1bLf
Uma música, com letra de Davi Salamene e música do seresteiro José Rodrigues da Silva revela toda a tristeza que tomou conta da cidade e do país com a tragédia ocorrida em Caraguatatuba. A música chama-se “18 de Março”.
Davi Salamene foi um dos primeiros corretores de imóveis da cidade, faleceu em 2015 aos 81 anos, mas sua família mantém imobiliária até hoje, administrada por suas filhas. Zé Rodrigues, era construtor, radicado na cidade desde 1952 e um excelente músico e violeiro. Zé Rodrigues morreu em 2007, aos 72 anos. A sua música mais conhecida, no entanto foi feita a partir de um poema escrito pelo corretor Davi Salamene. Confira com Sinésio, a música “18 de março”: