Jundu protege a orla contra a erosão costeira e ações ambientais ajudam a reduzir a poluição nas praias e nos oceanos
Neste sábado, dia 16, acontecem duas importantes ações ambientais em Ubatuba. Uma delas, promovida pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba com apoio da ong Tamoios Ubatuba, começa às 8 horas da manhã, na Praça da Baleia, para educação ambiental e limpeza da praia do Itaguá.
Quase no mesmo horário, às 9 horas da manhã deste sábado, dia 16, acontece também ações voluntárias para limpezas de manguezal e da praia do Prumirim, na costa norte do município. No dia 21, acontecerá a ação de limpeza no manguezal da praia do quilombo da Caçandoca, na região sul, com apoio do Instituto Argonauta e do Tamoio de Ubatuba, entre outras entidades.
Ontem, ocorreu uma ação de plantio de Jundu, na praia Vermelha do Norte com a colaboração de muita gente. A ação foi promovida pela Associação Itamambuca de Surfe, com apoio da Associação de Surfe de Ubatuba, do Tamoio de Ubatuba e do Dado Paisagismo.
Segundo Lidi Keche, coordenadora do Tamoio de Ubatuba, a ação teve como objetivo fortalecer a barreira de vegetação natural, que é a restinga, o Jundu. O plantio de jundu vem sendo feito em várias praias de Ubatuba, entre elas, Praia Grande e em várias outras praias da região, justamente para proteger a orla e evitar as erosões provocadas pelo avanço do mar.
O Jundu é um termo utilizado para se referir a dunas de areia costeiras. As dunas de areia são formadas pela ação do vento e são encontradas em áreas litorâneas, principalmente em regiões com praias e manguezais. O jundu é um importante componente dos ecossistemas costeiros, ajudando na proteção contra a erosão costeira e desempenhando um papel fundamental na estabilização das dunas. Além disso, as dunas de areia também podem abrigar uma variedade de plantas e animais adaptados a esse ambiente específico.