Chuva paralisa abastecimento de água, suspende aulas e a coleta de lixo em Ubatuba

Serra que dá acesso ao local de transbordo encontra-se interditada

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que o serviço de coleta de lixo no município está temporariamente paralisado devido às fortes chuvas que tiveram início na madrugada de quarta-feira, 6 de março.

A Secretaria reforça também que os colaboradores da equipe de infraestrutura estão realizando ações nas ruas, removendo árvores que caíram nas estradas e oferecendo todo apoio necessário à Defesa Civil.

“Caminhões e máquinas estão prontos para garantir eficiência e agilidade, assegurando um trabalho mais rápido e conforme as necessidades emergenciais”, destaca o secretário de Infraestrutura, Leonardo Andrew.

De acordo com o Consórcio Ubatuba Ambiental, a serra de Caraguatatuba, utilizada para o transporte, encontra-se interditada devido ao significativo volume de chuvas.  Tal condição impossibilitou o acesso das carretas ao ponto de transbordo, resultando na interrupção do serviço.

O secretário de Infraestrutura, Leonardo Andrew, assegura que as equipes estão dedicadas em restabelecer a normalidade operacional o mais rapidamente possível.

É importante reforçar as recomendações da Defesa Civil para a população não enfrentar enxurradas e, principalmente os moradores de áreas de riscos, redobrar a atenção diante de sinais, como rachaduras. Para acionar a Defesa Civil basta ligar para o telefone 199 ou pelas redes sociais oficiais do órgão em Ubatuba.

Confira os índices pluviométricos mais altos em 72 horas, segundo o boletim estadual: Lagoinha – 111mm, Figueira – 72 mm, Araribá – 54 mm, Praia do Lázaro – 36mm, Itamambuca – 135.28 mm, Araribá – 89.65 mm, Centro – 76.15 mm

A rodovia Oswaldo Cruz, SP-125, que liga Ubatuba até Taubaté, permanece com o trecho de serra interditado devido  queda de barreiras e árvores.

Água

As equipes da Sabesp estão trabalhando na limpeza das captações para restabelecer a produção de água em sua capacidade máxima e normalizar a distribuição. Durante esse período, a Companhia recomenda o uso consciente da água contida nas caixas-d’água dos imóveis.

Em Ubatuba, os bairros que podem sofrer intermitência são: Centro, Coqueiras, Domingas Dias, Estufa I, Estufa II, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Mato Dentro, Morro das Moças, Parque do Ministérios, Pedreira, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Praia Grande, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sununga, Tenório, Toninhas, Usina Velha, Vale do Sol, Itamambuca e outros.

Aulas

Devido às fortes chuvas, a Secretaria de Educação decidiu dispensar os alunos nesta quinta-feira, 7.  Alunos e professores estão com dificuldades em acessar as unidades e, além disso, os problemas com o abastecimento de água prejudicam ainda mais a situação e, por isso, as aulas foram suspensas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *