As cidades da costa sul-fluminense, Paraty e Angra dos Reis, registraram esta semana as primeiras mortes por dengue em 2024. As duas cidades possuem juntas 1173 casos confirmados da doença este ano. Em Angra, existem ainda três óbitos em investigação.
A Prefeitura de Angra informa que, em 2024, até ontem, dia 1º, foram registrados 3.262 casos notificados de dengue, sendo 1.168 confirmados e 426 descartados; outros 1.668 seguem em investigação. Um óbito foi confirmado na cidade; outros três estão sendo investigados.
A primeira vítima da dengue em Angra dos Reis, segundo a prefeitura, foi uma idosa, de 67 anos, com comorbidades, moradora da região da Japuíba.
No combate incansável contra a proliferação da dengue, Angra dos Reis mobilizou seus esforços neste sábado, 2 de março no Dia D contra a Dengue na cidade. As ações, organizadas pela Secretaria de Saúde, foram concentradas no bairro do Belém, com visitas domiciliares dos agentes, atividades lúdicas para as crianças na praça e atividades nas escolas do bairro. Além disso, a ESF da localidade ficou aberta para atendimento e vacinação da população (atualização de caderneta).
– Hoje todos os municípios do Brasil se juntam ao Ministério da Saúde no Dia D contra à Dengue e aqui em Angra não seria diferente. Nossas ações são diárias, mas hoje específico estamos com um reforço de equipes aqui no bairro Belém para alertar e informar ainda mais sobre a importância de combater o mosquito da dengue. Cuidados simples nas casas são fundamentais para que não seja um foco do mosquito. Nesse momento de aumento do número de casos a população precisa se unir e cada um fazer a sua parte para eliminar o mosquito. Vale lembrar também que é fundamental procurar uma unidade de saúde caso tenha algum sintoma da doença – reforçou Romário Aquino, Diretor de Vigilância em Saúde.
O Dia D acontece em todo o país e terá como tema o “Brasil unido contra a dengue”. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’. O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população paulista.
Angra dos Reis já vem desenvolvendo diversas ações de combate à dengue. Nesta semana foi iniciado o atendimento nas tendas de hidratação contra a doença. As tendas já estão funcionando 24h no Hospital Municipal da Japuíba, no Serviço de Pronto Atendimento do Centro, no SPA do Frade e Parque Mambucaba e em breve no SPA do bairro Jacuecanga.
Paraty
Em Paraty, a primeira morte por dengue este ano teve como vítima, um idoso, de 75 anos, diabético e hipertenso. Ele chegou a ficar internado no Hospital Municipal, mas não resistiu. Na cidade, foram registrados este ano 678 casos suspeitos, sendo cinco confirmados.