Jornalista e ativista social Priscila Siqueira lança novo livro em São Sebastião

A Jornalista Priscila Siqueira lança amanhã, sexta-feira, dia 1º de março, às 19 horas, na sede do Sindipetro, em São Sebastião, o livro “Mulheres, sua vida, sua força”. É o quinto livro lançado pela jornalista, escritora e ativista social sebastianense.

 

O livro, publicado pela editora  Scortecci, contém um conjunto de relatos, reflexões, recordações de mulheres caiçaras, que com sua força e trabalho conseguiram manter suas famílias unidas, dando aos filhos o estudo que muitas delas não puderam ter.

Priscila descreve sobre intelectuais pouco conhecidas no litoral,  como a primeira antropóloga brasileira, Gioconda Mussolini, que recuperou os Pasquins de Ilhabela e registrou a forma de pescar dos caiçaras ilhéus.

Mostra a vida de pescadoras artesanais, de líderes quilombolas, de auxiliares de enfermagem ou de simples mulheres donas de casa, que com a força de seu trabalho ajudaram a melhorar a vida de suas famílias, de suas comunidades e, com certeza, fazendo do litoral um lugar melhor de se viver.

 

 

 

Jornalista e ativista social  

 

Jornalista e escritora Priscila e o marido Dr. João Siqueira

Nascida na cidade de Ponta Grossa, no Paraná,  a jornalista e ativista social, Priscila Siqueira, vive em São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, desde 1962, ao lado de seu marido, o dentista João Siqueira, que chegou a ser prefeito da cidade.

Como jornalista e ativista social, Priscila se dedica sobremaneira a melhora da vida dos caiçaras que vivem na região.  Foi assim ao longo dos anos em que trabalhou nos jornais Folha, Jornal da Tarde e Estadão, denunciando as ameaças e a expulsão de caiçaras que viviam a beira mar.

Dedicou boa parte da sua vida profissional na defesa de famílias caiçaras vítimas da especulação imobiliária e da defesa do meio ambiente do litoral norte paulista e sul-fluminense.  Esteve pessoalmente em todos os lugares onde haviam caiçaras ameaçados de expulsão e, através, de suas reportagens, ajudou a preservar muitos deles. Foi uma das fundadoras do SOS Mata Atlântica e do Movimento de Preservação de São Sebastião.

Esse trabalho jornalístico em defesa das famílias caiçaras, acabou resultando em 1984 no livro “Genocídio dos Caiçaras”, uma de suas principais obras, que teve prefácio de Dalmo Dallari. O livro, atualmente, em sua terceira edição, relata a história da expropriação dos povos caiçaras de Ubatuba, Paraty e Angra a partir da década de 1970.

Priscila também é uma das principais vozes brasileiras contra a prostituição infantil e o tráfico de mulheres. Esteve em  vários países dando palestras sobre o tráfico internacional de mulheres. Como escritora, lançou os livros Genocídio dos Caiçaras( 1984), Tráfico de Pessoas: Oferta, Demanda  e Impunidade (2004), O Sonho de  Julieta (2014) e A Outra Face de Eva (2015).

Serviço

Lançamento do livro “Mulheres, sua vida, sua força”

Escritora: Priscila Siqueira

Local: Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros),  rua Auta Pinder, 218 , centro, São Sebastião

Dia:  1º sexta-feira

Horário: 19 horas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *