Bicampeão Filipe Toledo anuncia criação do Instituto Filipe Toledo para ajudar crianças e jovens

O surfista Filipe Toledo, bicampeão mundial de surf e um dos representantes brasileiros nas olimpíadas de Paris 2024, divulgou nesta quinta-feira, dia 29, mais uma novidade: o lançamento  do Instituto Filipe Toledo. Em janeiro deste ano, o bicampeão Filipe Toledo, lançou a primeira prancha de surf 100% reciclável, a Ecoboard FT77. É a primeira prancha no mundo 100% reciclável. 

 

Filipe que abandonou as etapas do circuito mundial este ano para tratar da saúde mental, disputa o ISA Games, em Porto Rico e confirmou sua presença nos jogos olímpicos em julho. As competições de surfe devem ser disputadas na praia de Teahupo’o, no Taiti.  Filipe anunciou a criação do instituto através de suas redes sociais: 

 

É com imensa alegria que apresento o meu novo instituto, ele representa para mim, a realização de um sonho que nasceu das ondas que moldaram a minha jornada no surf.

 

Para mim, o surf é mais que um esporte; é uma paixão que transforma vidas. Acredito no poder desse esporte para transcender fronteiras.

 

Aqui no Instituto Filipe Toledo, comprometemo-nos a realizar esse sonho, capacitando jovens a descobrirem o seus valores e potencial máximo, por meio do surf.

 

Em breve vai rolar o lançamento oficial, fiquem atentos ao IG @institutofilipetoledo , sigam e acompanhem

Projeto Namaskar

Filipinho reside desde 2014 com os pais Ricardo Toledo e Mari e seus irmãos na cidade de San Clemente, na Califórnia.   O surfista vem pelo menos uma vez por ano a Ubatuba e aproveita para reencontrar os antigos amigos dos tempos em que viveu e surfou na cidade.

Ele é padrinho do Projeto Namaskar que promove a inclusão social por meio do surfe e de outras atividades como música, ioga e balé, oferecendo aulas gratuitas para crianças e jovens do bairro de Sesmaria em Ubatuba que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto Namaskar foi fundado em 2005, e leva educação através de oficinas e cursos, com acompanhamento social, psicológico, cuidados com a saúde, encaminhamentos, Serviço de Fortalecimento de Vínculo Familiar e Comunitário.

O surf não é a única forma de inclusão social do Namaskar e o próprio Filipe ajudou a montar a sala de costura para ajudar as mães na geração de renda. O Namaskar conta com as diversas oficinas: ioga, ballet, surf, teatro musical, violão, bateria, teclado, saxofone, inglês, informática, artes, futebol, costura, “rappercussão”, dentre outras.

A sede fica no bairro Sesmaria e o local foi escolhido por seus fundadores pela grande quantidade de crianças nas ruas. O bairro é um dos grandes fornecedores de mão de obra da cidade de Ubatuba, mas não oferece creche, escola em período integral, área de esporte ou lazer.

Em abril do ano passado, Filipinho lançou o projeto Onda Solidária, uma campanha solidária que tem como objetivo coletar pranchas usadas para serem doadas ao projeto Namaskar.  Ao doar a prancha, o doador está contribuindo para que mais pessoas possam ter acesso a ess

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *