Litoral Norte Paulista já ultrapassa 1.200 casos de dengue, cerca de 50% deles registrados em Ubatuba

Pretende ir para a praia aproveitar o fim de semana. É importante saber como estão os casos de dengue nas principais cidades do litoral norte paulista e sul-fluminense.

 

No litoral norte paulista, são mais de 1.200 casos da doença confirmados até agora. Na costa sul-fluminense, nos municípios de Angra dos Reis e Paraty, são 277 casos registrados, sendo 261 em Angra e apenas 16 casos em Paraty. 

 

Ubatuba é a cidade com o maior número de casos da doença no litoral norte paulista: 582 casos confirmados. Em seguida, vem Caraguatatuba, com 221 casos;São Sebastião com 203; e Ilhabela, com 200 casos. Não há registro de mortes por dengue na região. As prefeituras promovem mutirões para conter o avanço da dengue.

 

Ubatuba

 

A prefeitura de Ubatuba, realiza neste sábado, 24, mutirão nos bairros da Ressaca e e região central para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela. A ação será realizada das 9h às 14h, com a participação de mais de 60 profissionais entre agentes de saúde, de endemias e servidores de diversas áreas da Prefeitura de Ubatuba.

 

Os mutirões são medidas preventivas para conter o avanço de casos de dengue no município e serão realizados todos os sábados dos meses de fevereiro e março. Para agilizar o trabalho dos agentes que participarão dos mutirões, a população deve verificar seus imóveis previamente, para que tudo esteja organizado antes da ação e, assim, mais casas possam ser fiscalizadas.

 

“Faremos a identificação dos locais com focos do mosquito Aedes aegypti, acompanharemos a situação e os proprietários podem ser notificados e até mesmo multados caso os problemas não sejam sanados de forma correta”, explicou o coordenador de Endemias, Jorge Dantas.Dantas.

 

Confira a programação dos próximos mutirões:

Dia 24/02: Centro e Ressaca

Dia 2/03: Perequê-Açu

Dia 9/03: Ipiranguinha

Dia 16/03: Rio Escuro

Dia 23/03: Sumidouro, Pedreira e Taquaral

Dia 30/03: Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Figueira, Horto, Sitieto, Colônia de Férias e Pé da Serra

 

Caraguatatuba

 

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com as ações para conter o avanço da dengue no município e evitar outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No dia 2 março (sábado), um novo mutirão será realizado na cidade, desta vez, na região Norte.

 

Agentes vistoriam possível criadouro de dengue (Foto: Divulgação/PMC)

 

A mobilização que envolverá cerca de 300 pessoas percorrerá as ruas do bairro Massaguaçu, que registrou o maior índice de densidade larvária e nove casos positivos de dengue neste ano.

 

A ação faz parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’, e contará com a participação de servidores públicos e voluntários para visitar e orientar as residências da região Norte.

 

O mutirão será realizado a partir das 9h e prevê que mais de 3 mil imóveis sejam visitados, nas ruas Sebastião Felício de Oliveira, Av. Herman Pereira de Faria, Av. Gercina Luna Ferraz até a Serra do Mar.

 

Os agentes irão conscientizar sobre a importância de manter a casa limpa, livre de criadouros, com as lixeiras fechadas, areia nos pratos de vasos de plantas, garrafas e baldes virados de cabeça para baixo, pneus limpos e em locais cobertos, caixa d’água sempre fechada e se possível, colocar água sanitária nos ralos duas vezes por semana, entre outras dicas.

 

No início do mês de fevereiro, a Prefeitura realizou um mutirão na região central e cerca de 7 mil imóveis foram visitados, entre os bairros Martim de Sá e Jardim Primavera. Diversos criadouros do mosquito foram descartados durante as visitas e moradores orientados.

 

 

São Sebastião

 

O secretário de Saúde e vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, reuniu, na última quarta-feira (21), no gabinete a Prefeitura, o comitê da Sala de Comando de Arboviroses, composto por representantes das diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, dos Hospitais de Clínicas do Centro e da Costa Sul, das secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e de Governo (SEGOV), da Polícia Municipal e Defesa Civil, para discutir estratégias de enfrentamento à dengue.

 

Até o momento, São Sebastião registra 868 notificações e 203 casos positivos da doença, sendo 53 registrados na última semana. Todos os bairros do município apresentam casos, especialmente Juquehy, Boiçucanga, Jaraguá, Pontal da Cruz, Cambury, Itatinga e Maresias.

 

Para barrar o avanço da doença, Reinaldinho determinou a intensificação de medidas como visitas às residências, eliminação de criadouros, aplicação de larvicida e nebulização veicular e costal, além de ações de comunicação à população. Outras medidas estão sendo discutidas e serão anunciadas nos próximos dias.

 

Na reunião, foi abordado que os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, entre outras doenças, continuam sendo encontrados dentro das residências, em utensílios ou recipientes esquecidos pelos moradores, como baldes, regadores, frascos plásticos, pratos e vasos de plantas, pneus, peças de sucata, barcos, lonas e ralos externos.

 

Por isso é muito importante o envolvimento da população, com vistoria permanente nos quintais, principalmente após as chuvas, além do uso de repelentes, uma das principais armas individuais de combate à doença.

 

Brasil 

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, 151 pessoas morreram no Brasil este ano por dengue. Outros 501 óbitos estão em investigação. O país soma 740.942 casos prováveis da doença, com incidência de 364,9 casos por 100 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *