Número de praias poluídas, duas, é menor já registrado este ano no litoral norte paulista; banhista deve evitar nadar em praia classificada pela Cetesb como impróprias devido ao risco de contrair doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar. Foto Capa: Maresias, em São Sebastião.
O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado ontem , quinta-feira, dia 22, pela CETESB, informa que o litoral norte paulista tem apenas duas praias impróprias para banho no fim de semana.
Segundo dados da Cetesb, trata-se do menor número de praia inadequadas para banho na região desde o início de 2024. No boletim anterior, 16 praias foram classificadas com impróprias.
De acordo com a Cetesb, ainda em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região na semana anterior a coleta da água para avaliação. A coleta da água é feita sempre aos domingos.
Segundo a Cetesb, as fortes chuvas interferem e comprometem na balneabilidade das praias. Como choveu muito forte esta semana e a coleta da água será no domingo, dia 25, possivelmente, na semana que vem haverá um aumento no número de praias impróprias na região.
A superlotação turística também interfere na qualidade da balneabilidade. O índice de saneamento básico ainda é pequeno em alguns das cidades da região. Em Ubatuba, é de 55%; em Ilhabela, 62%; em São Sebastião, este índice é de 74%; e, em Caraguatatuba, este índice chega a 92%.
Confira o número de praias impróprias desde o início de 2024:
Dia 7 de janeiro- 16 praias impróprias
Dia 14 de janeiro- 14
Dia 21 de janeiro- 20
Dia 28 de janeiro- 19
Dia 4 de fevereiro- 18
Dia 11 de fevereiro- 17
Dia 18 de fevereiro- 02
Fim de semana
Segundo a Cetesb, estão impróprias para banho no fim de semana, apenas a praia Itaguá( das 35 praias monitoradas em Ubatuba) e a praia das Cigarras (das 30 praias monitoradas em São Sebastião). Em Caraguatatuba, onde a Cetesb monitora 19 praias e em Ilhabela, onde a companhia monitora 14 praias, nenhuma praia está inadequada para uso no fim de semana.
As praias impróprias estão sinalizadas com bandeiras da cor Vermelha e devem ser evitadas para banho de mar devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar.