Estado encerra Operação Verão 2023/24 no Litoral Norte Paulista; operação prossegue na Baixada Santista

O Governo de São Paulo encerrou nesta sexta-feira, dia 23, em solenidade realizada em Ilhabela, no Litoral Norte Paulista, a Operação Verão 2023/2024, que foi realizada nos quatro municípios da região. O novo comandante do CPI-1(Comando de Policiamento do Interior), Coronel PM Luiz Fernando Alves participou do evento em Ilhabela. Operação da PM prosseguirá nas cidades da Baixada Santista. 

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Operação Verão terá continuidade nas  demais cidades da Baixada Santista, agora, em sua terceira fase. Confira nota enviada pela SSP-SP: A 2ª fase da Operação Verão será finalizada nesta sexta-feira (23). No entanto, as ações da 3ª fase, que tiveram início no último dia 7 com o objetivo de asfixiar o crime organizado, permanecem em andamento por tempo indeterminado, com apoio de policiais do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) do ABC Paulista, de Guarulhos e da Região Metropolitana da capital, além das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e do Comando de Operações Especiais (COE).

 

No início da operação, em dezembro, em todo as 16 cidades do litoral paulista foram deslocados 3.108 mil policiais para reforçar as atividades de policiamento e proteção à população durante a alta temporada, período em que as cidades litorâneas receberam milhares de turistas e veranistas.

 

Solenidade de encerramento da operação Verão no Litoral Norte Paulista

A operação foi realizada em duas etapas, sendo a primeira entre 18 de dezembro de 2023 e 5 de fevereiro de 2024. A 2º fase ocorreu entre os dias 6 de fevereiro de 2024 e 23 de fevereiro de 2024. No efetivo empregado pela PM estavam 814 soldados de 2ª classe. Destes, 651 ficaram no litoral sul e 163 no litoral norte. As equipes contaram com 377 viaturas de reforço, além de três aeronaves, embarcações e drones.

 

No site da SSP-SP ainda não constam os números estatísticos de 2024. Em dezembro em 2023 foram registados na região do Litoral Norte: sete homicídios(5 em Caraguatatuba); cinco estupros; 75 roubos a mão armada(28 em Caraguatatuba e 27 em Ubatuba); e sete roubo de veículos( seis deles em Caraguatatuba). 

  

No Litoral Norte, na temporada anterior, entre dezembro de 2022 e os meses de janeiro e fevereiro de 2023, período da temporada de verão, foram registrados 14 homicídios, 40 estupros, 233 roubos à mão armada e seis roubos de veículos.  Das 14 mortes violentas, seis ocorreram em Caraguatatuba; dos 233 roubos, 72 ocorreram em Ubatuba; dos seis roubos de veículos, três ocorreram em São Sebastião. Durante a temporada de 2022/23 não foi registrado nenhum latrocínio(roubo seguido de morte)  nas cidades da região. 

 

Os números oficiais da Operação Verão 2023/24 não foram divulgados na cerimônia desta sexta-feira(23), em Ilhabela. De acordo com a Tenente Coronel Angélica Alves da Silva, comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), como resultado do trabalho dedicado e comprometido de todos os envolvidos, os principais indicadores criminais diminuíram em comparação à edição anterior da Operação Verão. “Podemos citar a diminuição em 11% de furtos, 7% de roubos e 10% de homicídios”, disse.

 

Prefeituras

 

A maioria das prefeituras arcou com as despesas de alojamento e alimentação do reforço policial durante a operação Verão. Em Caraguatatuba, cidade com cerca de 135 mil habitantes, que recebeu ao longo da temporada cerca de 2 milhões turistas, a prefeitura recebeu 266 policiais(227 são da Infantaria, 28 são Policiais Rodoviários, nove Bombeiros Militares e dois para o Instituto de Criminalística) e gastou cerca de R$ 1,2 milhão, referentes à hospedagem e alimentação dos policiais durante a temporada.

 

 

Corpo de Bombeiros

 


O Corpo de Bombeiros participou da operação, que visou intensificar a prevenção de afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras.  O efetivo contou com 821 bombeiros; 137 viaturas entre URSA, UR, Auto-Tanque (AT), Auto-Bomba Salvamento (ABS) e outras; 794 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) e temporário.

 

Na temporada de 2022/2023 no litoral norte paulista foram registradas quatro mortes de banhistas em praias de Ubatuba(2) e Caraguatatuba(2), conforme balanço apresentado pelo GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) em abril deste ano. Segundo o GBMar, foram registrados entre dezembro de 2022 e março de 2023, um total de 821 salvamentos em praias de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião.

 

O GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) responsável pela segurança nas praias paulistas divulgou o balanço das ocorrências envolvendo banhistas e crianças perdidas durante o carnaval 2024.  Apenas uma morte por afogamento foi registrado nas praias paulistas.

 

Apesar da superlotação nas praias paulistas devido ao feriado prolongado, o sol e o forte calor, os guarda vidas tiveram muito trabalho, foram 157 salvamentos, 97 afogamentos, 37 crianças perdidas localizadas e entregues aos pais e  apenas uma morte por afogamento durante o carnaval deste ano. O GBMar fez 103.736 prevenções ao longo dos quatro dias de carnaval nas praias paulistas.

 

Polícia Civil e Técnico-Científica


As delegacias contaram com o efetivo total, já que foram suspensas férias e licenças dos policiais civis durante a Operação Verão. No litoral norte o efetivo foi de 308 policiais civis já contando o reforço de 135 que vieram das demais Delegacias Seccionais do Deinter-1. No caso do litoral sul foram 1.206 policiais empenhados.

 

Os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) organizaram suas escalas com o efetivo que já atua na região. Os policiais atuaram junto ao efetivo nas delegacias, no trabalho de investigação e no atendimento à população. Eles foram contratados por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial (Dejec).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *