Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, quer ações integradas nos territórios indígenas do Estado de São Paulo

 

Em visita à Secretaria da Justiça e Cidadania, ontem, terça-feira (20), a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi recebida pelo Coordenador estadual de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndju. Na oportunidade, a ministra propôs a elaboração de um termo de cooperação para a implementação de ações integradas nos territórios indígenas do Estado de São Paulo.

Conhecido como Cacique Kiririndju, Cristiano de Lima Silva Awa Kiririndju, de 39 anos, é tupi-guarani, natural de Ubatuba da Aldeia Renascer, é formado em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE) da USP, foi coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e é desde o final do ano passado o Coordenador estadual de Políticas para os Povos Indígenas.

“Nossa intenção é unir esforços para a construção de uma parceria que possa nortear ações conjuntas nas áreas de saúde, educação, saneamento e educação”, destacou Sonia Guajajara, ao parabenizar o trabalho realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania em favor dos povos indígenas.

Para Cristiano Kiririndju, a iniciativa pode acelerar as ações de melhoria de condições de vida, com a implementação de infraestrutura básica para que os indígenas do território paulista possam se utilizar de seus próprios recursos. “Nossa luta é pela melhoria dos territórios, e o governo do Estado está aberto às contribuições aos objetivos em curso”, disse Cristiano.

O próximo passo será a elaboração de uma minuta para definir o conteúdo do termo de cooperação, para as assinaturas estadual e federal, que estabelecerá o vínculo de parceria entre os dois governos.

Participaram também da reunião, a chefe de gabinete da Secretaria da Justiça e Cidadania, Lucimara Nunes, e a secretária nacional do Ministério dos Povos Indígenas, Ceiça Pitaguary.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *