A costa sul de São Sebastião voltou a ser castigada por fortes chuvas na tarde desta terça-feira, dia 20. A sirene instalada na Vila Sahy, foi ativada para alertar os moradores sobre o risco de deslizamentos.
Há um ano, no dia 19 de fevereiro, fortes chuvas atingiram a costa sul, causando 64 mortes e desalojando 3 mil pessoas. Assustados, os moradores postaram vídeos nas redes sociais mostrado ruas e casas alagadas e cobrando providências por parte da prefeitura. A água da chuva desce com muita força das encostas trazendo muita lama. Por enquanto, não há informações de famílias desabrigadas ou pessoas feridas.
Vídeos foram postados nas redes sociais pelos moradores da costa sul:
Sirene alertar moradores sobre risco de deslizamentos
Segundo a prefeitura de São Sebastião, as fortes chuvas que caíram sobre a Costa Sul de São Sebastião, na tarde desta terça-feira (20/2), fizeram com que a Defesa Civil acionasse a sirene para que os moradores da Vila Sahy saíssem de suas casas e procurassem um abrigo seguro.
O acionamento ocorreu após o bairro registrar um acumulado de 50 milímetros em apenas 1 hora. Entretanto, o maior volume foi registrado no bairro de Juquehy, onde choveu 74,9 mm no mesmo período.
O alerta foi o seguinte: “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nesta área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”. Com isso, a orientação é para que a população deixe as áreas de risco e siga até o ponto de encontro, na Praça dos Estudantes, no qual poderão ser direcionados para o abrigo municipal.
Ponte é danificada pela cheia do rio
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há possibilidade de risco alto para deslizamento de terra e moderado para inundações e outras ocorrências hidrológicas para as próximas horas.
Até o momento, não houve registro de ocorrências graves ou necessidade de remoção de famílias. Lembrando que São Sebastião está sob a vigência do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) até o dia 31 de março, o que significa que todas as equipes da Prefeitura estão de prontidão em caso de chuvas ou eventos climáticos intensos.
Ruas alagadas em Barra do Sahy
Ponto de Encontro
De acordo com o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, no bairro Barra do Sahy, é o ponto de encontro no caso de evacuação na região. O local tem capacidade para receber 60 pessoas. A unidade está localizada na Avenida Adelino Tavares, 301.