A Prefeitura de Bertioga está organizando uma votação para escolher a Ave Símbolo da cidade e as opções já estão disponíveis no site oficial da Prefeitura. A votação online começa em abril. Segundo a prefeitura, a iniciativa visa promover a preservação ambiental e impulsionar o ecoturismo de observação de aves na região.
A prefeitura justifica que ter uma Ave Símbolo é uma tradição que fortalece a identidade de um local, beneficia a preservação e fortalece o ecoturismo de observação de aves. Bertioga conta com 80% de mata atlântica preservada.
O setor de ecoturismo de Bertioga, o clube de observadores de aves da cidade, juntamente com a Secretaria de Turismo e Cultura e associações de profissionais de turismo, organizaram alguns critérios para selecionar as aves candidatas, como ser parte da mata atlântica, estar com algum grau de ameaça de extinção, e serem encontradas no município.
No Brasil e no Estado de São Paulo, por exemplo, a ave símbolo é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). A maioria das cidades que integram o litoral norte paulista já possuem sua ave símbolo: em Ubatuba, é o Tangará Dançarino; em Caraguatatuba, é a saíra-sete-cores ; e, em Ilhabela, o papagaio-moleiro.
Em todas as cidades do litoral norte paulista tem crescido e muito o turismo de observação de aves. Ubatuba foi uma das cidades pioneiras em transformar a observação de pássaros em atrativos turísticos com a presença de turistas do Brasil e do exterior.
Segundo o fotógrafo e observador Carlos Rizzo, de 70 anos, considerado um dos maiores conhecedores de aves no litoral norte paulista, que pratica a observação de aves desde os 12 anos de idade, em Ubatuba, essa atividade teve início em 2004.
Ubatuba é a cidade do litoral norte com mais espécies de aves, 532 catalogadas. As demais cidades da região, incluindo Angra dos Reis, Ilhabela e Bertioga, aparecem com 500 espécies de aves cada uma. Em Ubatuba e Ilhabela ocorrem anualmente eventos turísticos de observação de aves com palestras, trilhas e concursos.
Bertioga
De acordo com o chefe do Setor de Ecoturismo de Bertioga, Aluízio Durço Bernardino, o Clube de Observadores de Aves de Bertioga, juntamente com a Secretaria de Turismo e Cultura e associações locais de profissionais de turismo (AMOLB e ABECO) organizaram alguns critérios para selecionar as aves candidatas, como ser da Mata Atlântica, estar com algum grau de ameaça e ser encontrada no município.
As candidatas em Bertioga são as seguintes aves: Gavião pombo pequeno (Amadonastur lacernulatus); Surucuá de barriga amarela (Trogon viridis); Martim pescador miúdo (Chloroceryle aenea); Colhereiro (Platalea ajaja) e Ferro-velho (Euphonia pectoralis).