A Prefeitura de Ubatuba, no litoral norte paulista, solicitou à Concessionária CCR RioSP, responsável pelo trecho federal da rodovia Rio-Santos no município, autorização para “fechar” uma tubulação que cruza a rodovia na Praia Grande para impedir que moradores em situação de rua continuem vivendo dentro da tubulação.
O pedido foi feito pela Secretaria de Assistência Social após uma fiscalização feita por funcionários da secretaria em conjunto com a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e a Polícia Militar que desmontou acampamentos irregulares, retirou lixo e abordou 28 pessoas em situação de rua.
Segundo a prefeitura, durante a blitz ninguém foi encontrado dentro da tubulação, mas que o local, atualmente sem uso, virou acampamento para moradores em situação de rua nas proximidades da Praia Grande.
No local, ninguém teria sido encontrado, mas havia muito lixo, que foi retirado. O secretário de Assistência Social, Luiz Augusto Martins, informou que a prefeitura pediu à CCR autorização para fechar a tubulação sem uso, que fica às margens da Rio-Santos, trecho sob responsabilidade da concessionária.
Além da Praia Grande, a ação aconteceu na Avenida Iperoig, em frente ao Banco do Brasil, e nas pontes do Rio Tavares. Foram abordadas 28 pessoas em situação de rua, das quais 10 foram repatriados na sexta-feira (9) para cidade de origem e as demais foram orientadas sobre os serviços públicos prestados, como a casa de passagem.