Marinha e Ministério do Meio Ambiente definem documento para conciliar os interesses de soberania nacional e a preservação ambiental em Alcatrazes

 

O ICMBio Alcatrazes informou que em reunião ocorrida na última sexta-feira, dia 9, em Brasília, entre representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ICMBio, IBAMA e Marinha do Brasil, foi fechada a minuta de renovação do Termo de Compromisso Interministerial para conciliar os interesses de Soberania Nacional e Preservação Ambiental do Arquipélago de Alcatrazes, na costa de São Sebastião, no Litoral Norte Paulista. 

 

Segundo o ICMBio Alcatrazes, a reunião, realizada no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na sexta-feira (09), contou com representantes das instituições envolvidas, garantindo diretrizes para recuperação de áreas degradadas e melhoria da qualidade ambiental na ilha de Alcatrazes, além de regular o uso da zona de amortecimento do Refúgio de Alcatrazes para treinamentos militares.

 

O ICMBio destacou que o documento é resultado da busca por avanços na resolução dos passivos e estabelecimento de bases para atuação integrada na preservação ambiental do arquipélago.

.

O Núcleo de Gestão Integrada do Arquipélago de Alcatrazes (ICMBio Alcatrazes), responsável  pela gestão das unidades de conservação Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

 

Alcatrazes

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (Refúgio de Alcatrazes), criado em 2016, é uma unidade de conservação (UC) federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Refúgio de Alcatrazes fica no litoral norte do estado de São Paulo, no município de São Sebastião, e abriga mais de 1300 espécies, 100 delas sofrem ameaça de serem extintas. Possui também o maior ninhal de Fragatas (Fregata magnificens) do Atlântico Sul e é área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.

Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento.

A visitação pública ao Refúgio de Alcatrazes pode ser realizada somente com empresas e condutores autorizados pelo ICMBio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *