Número de praias poluídas,17, é o mesmo registrado na semana passada; nove dessas praias estão impróprias para banho desde o inicio do ano; banhista deve evitar nadar em praia classificada pela Cetesb como impróprias devido ao risco de contrair doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar. Foto Capa: Itamambuca, em Ubatuba.
O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado na quinta-feira, dia 8, pela CETESB, informa os pontos próprios para o banho de mar, durante o feriado prolongado do carnaval: dos 175 pontos monitorados, 130 pontos estão próprios e apenas 45 pontos apresentaram condições impróprias. São 80 praias próprias no litoral norte, 45 na baixada santista e 5 no litoral sul.
Segundo a Cetesb, um fator importante, que interfere na balneabilidade das praias, são as chuvas fortes, que podem comprometer a balneabilidade e levar a uma avaliação imprópria para o banho de mar.
Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da CETESB, lembra: “Os efeitos das chuvas volumosas na balneabilidade são consideráveis. As tempestades se sobrepõem aos efeitos da melhoria na infraestrutura de saneamento e podem prejudicar consideravelmente a qualidade da água do mar. Evite o banho nas primeiras 24 horas, após chuvas intensas.”
A Cetesb recomenda aos banhistas que nas praias, procurem pela bandeira VERDE, que sinaliza o monitoramento da CETESB e a qualidade própria para o tão sonhado mergulho. Bandeira VERMELHA, cuidado, não tome banho de mar no local.
Condições no Litoral Norte:
O Litoral Norte Paulista está com 17 praias impróprias para banho no fim de semana. O número de trechos inadequados para uso é o mesmo da semana passada. O que chama a atenção é que dessas 18 praias poluídas, a maioria delas está imprópria para uso desde o início do ano.
A Cetesb fez cinco avaliações em 2024, nos dias 7, 14, 21, 28 de janeiro e 4 de fevereiro, nessas cinco avaliações nove praias foram classificadas em todas elas como impróprias para banho: Itamambuca(rio), Santa Rita, Itaguá e Lázaro, em Ubatuba; Tabatinga(rio), Prainha e Indaiá, em Caraguatatuba; Boracéia, em São Sebastião; e, Pinto e Portinho, em Ilhabela.
Acredita-se que o elevado número de praias inadequadas para banho deve-se as chuvas, a superlotação de turistas no mês de janeiro e a falta de saneamento básico em algumas cidades. Atualmente, Ilhabela tem 62% de suas moradias com coleta e tratamento de esgoto; em Ubatuba apenas 56% da casas possuem coleta e tratamento de esgoto; em São Sebastião, este índice é de 74% de moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto; e, em Caraguatatuba, este índice chega a 92%.
Fim de semana
Segundo a Cetesb, estão impróprias para banho no fim de semana, cinco das 35 praias monitoradas em Ubatuba; quatro das 30 praias monitoradas em São Sebastião; cinco das 19 praias monitoradas em Ilhabela; e, três das 14 monitoradas em Caraguatatuba.
As praias impróprias estão sinalizadas com bandeiras da cor Vermelha e devem ser evitadas para banho de mar devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar.
Confira as praias impróprias para banho no litoral norte
Ubatuba: Itaguá( em dois pontos), Santa Rita, Itamambuca(trecho do rio), Lázaro e Perequê-Mirim.
Caraguatatuba: Tabatinga(trecho próximo ao rio), Prainha e Indaiá.
São Sebastião: Cigarras, Prainha, Deserta e Boracéia.
Ilhabela: Pinto, Portinho, Itaguaçu, Veloso e Itaquanduba.