Apenas o surfista Yago Dora representará o Brasil nas oitavas de final da etapa de Pipeline no Havaí. Todos os demais surfistas brasileiros foram eliminados nesta terça-feira, dia 6, na terceira fase da competição que teve como destaque o havaiano John John Florence(Foto), que deu um show de surfe nas ondas de Pipeline.
Os surfistas Gabriel Medina e os irmãos Samuel e Miguel Pupo, todos de São Sebastião, no litoral norte paulista, estão fora da disputa das oitavas de final da primeira etapa do mundial de surfe 2024, que acontece em Pipeline, no Havaí. O atual bicampeão Filipe Toledo, de Ubatuba, abandonou a competição na repescagem devido a uma intoxicação alimentar.
Os três surfistas foram eliminados nesta terça-feira(6), na terceira fase da competição e terminaram a etapa na 17ª colocação, somando 1.330 pontos. Samuel foi eliminado pelo australiano Liam O’Brien: 12,17×11,83. Gabriel Medina por sua vez foi eliminado pelo norte-americano Crosby Colapinto: 8,86×2,73. Miguel Pupo perdeu para o havaiano Imaikalani de Vault: 10,46 x 10,10.
Ainda pela terceira fase, o surfista brasileiro Italo Ferreira também foi eliminado da etapa ao perder para o sul-africano Jordy Smith: 13,67×12,04. Outro brasileiro, Deivid Silva, foi eliminado pelo havaiano John John Florence:
Apenas o surfista Yago Dora avançou às oitavas de final ao vencer o australiano Jacob Willcox: 14,10×12,20. Nas oitavas, Yago Dora irá enfrentar o havaiano Barron Mamiya.
No ano passado, a etapa foi vencida pelo australiano Jack Robinson. Os brasileiros melhores colocados foram Caio Ibelli e João Chianca que eliminados nas semifinais terminaram a etapa na terceira colocação. O atual bicampeão Filipe Toledo caiu nas quartas de final sendo derrotado por João Chianca. O tricampeão Gabriel Medina foi eliminado nas oitavas de final. Samuel Pupo foi eliminado do round 3 e ficou na 17 posição em 2023.