Foram abertas em Caraguatatuba, no litoral norte paulista, as inscrições para a 2ª edição dos Encontros de Medicina Popular Caiçara “Da Folha à Raiz” .
Este ano, os organizadores, que promoveram os primeiros encontros nos bairros do Jetuba e Massaguaçu, na região norte de Caraguatatuba, decidiram ampliar as reuniões e promover encontros itinerantes em vários bairros da cidade.
Existem duas modalidades de inscrição: Cursista e Ouvinte. Cursistas são aqueles(as) que irão participar de todos os encontros e receberão certificado ao final. Ouvintes são aqueles(as) que irão participar dos encontros pontualmente e NÃO RECEBERÃO certificado ao final.
As inscrições são gratuitas para ambas modalidades e podem ser feitas online: https://forms.gle/kvDgKFEz83of394m9
Segundo os organizadores, o objetivo dos encontros “Da Folha à Raiz” é difundir e valorizar saberes populares e tradicionais sobre plantas medicinais e remédios caseiros na nossa região, além de promover a saúde nas comunidades e fortalecer o movimento agroecológico no Litoral.
Confira o calendário:
16/03 – I Encontro na Horta Comunitária do Residencial Jetuba, com a Mestra Marlene.
14/04 – II Encontro no Rancho dos Pescadores da Praia da Cocanha, com a Mestra dona Maria.
12/05 – III Encontro no Morro do Algodão, com o Slam Ponta de Lança.
16/06 – IV Encontro na Horta Comunitária do Alto do Jetuba com colheita de Araruta e Açafrão.
14/07 – V Encontro na Praça do Caiçara + Slam Ponta de Lança.
18/08 – VI Encontro no Sítio Abra de Dentro, bairro do Rio Claro.
14/09 – Festa Caiçara do Juqueriquerê no Entreposto de Pesca do Porto Novo.
O encerramento dos encontros ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro junto com a Festa Caiçara no Entreposto de Pesca do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba.
A 2ª edição dos encontros Da Folha a Raiz são uma realização da Rapecca – Rede de Agroecologia de Caraguatatuba, e contam com apoio e articulação do Coletivo Caiçara e a Teia dos Povos de São Paulo, da Associação dos Pescadores e Maricultores Artesanais da Praia da Cocanha e da Associação Caiçara do Juqueriquerê e esse ano contam com apoio financeiro da FUNDACC.