Um cartaz afixado na sala de recepção do AME(Ambulatório Médico de Especialidades) de Caraguatatuba, que atende todas as cidades do Litoral Norte Paulista, chama a atenção dos usuários: um total de 3.362 pessoas faltaram nas consultas e exames agendados na unidade no mês de dezembro de 2023.
O AME inaugurado em 2009 sempre foi uma referência no atendimento médico no Litoral Norte Paulista. Além da agilidade e qualidade do atendimento prestados pelos seus profissionais médicos e enfermeiros, o AME desafoga os hospitais e as santas casas da região.
Fica difícil entender como algum paciente pode faltar a uma consulta ou exame agendada no AME. Tradicionalmente, o agendamento é feito pelas unidades básicas de saúde das prefeituras e não demoram tanto quanto as consultas e exames marcados nas próprias UBS municipais, que chegam a levar até mais de um ano para serem agendadas.
O cartaz exposto nas salas de recepções do AME chamam a atenção e alertam: Não falte aos serviços agendados para você, se faltar tira a oportunidade de alguém que aguarda atendimento. A consulta ou exame que você faltou poderia salvar uma vida. Seja consciente e compareça!
Todos que usam o AME elogiam o atendimento e os serviços prestados. A maioria dos usuários vem de cidades distantes como Ilhabela e Ubatuba, acordam cedo, pegam ônibus ou vans e chegam praticamente em “caravanas” para passarem por consultas e exames e cirurgias. Ninguém reclama, só elogia. Antes da implantação do AME, as coisas eram bem mais difíceis: consultas, exames e cirurgias eram marcados em hospitais do Vale do Paraíba e da capital.
Estreamos em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para saber se o número de pessoas que faltam às consultas, exames e cirurgias tem aumentado e qual seria o motivo das faltas, se é que elas são justificadas. Sabe-se que quem falta a uma consulta ou exame tem mais uma oportunidade para agendar se não fizer, perde a oportunidade e tem que procurar a UBS para novo agendamento.
Secretaria de Saúde
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Caraguatatuba informa que, nos últimos cinco anos, tem atuado constantemente para a diminuição do absenteísmo em consultas e exames por meio de diagnósticos situacionais para o enfrentamento desta problemática.
No AME Caraguatatuba, entre as principais ferramentas adotadas para evitar a abstenção estão as ações intersetoriais e de comunicação efetiva, como o Agendamento, o Matriciamento, a Humanização, o Serviço Social, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e a Enfermagem, além de ações externas em conjunto com o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté, a Atenção Básica, os Núcleos de Regulação e os Articuladores de Humanização.
Além disso, o AME conta com a utilização de aplicativo de mensagens, assim como ligações telefônicas e e-mail para a redução destes índices, que passaram de uma série histórica de 31% para 17% média/ano, em ambos os serviços como consultas e exames.
Uma das primeiras ações desenvolvidas pela unidade é a placa informativa de absenteísmo, que informa e conscientiza os usuários quanto à questão das faltas.
Dados- Em 2023, os dados de absenteísmo na unidade registraram 16% no terceiro trimestre e 22% no quarto trimestre. Tradicionalmente o período de festas de final de ano contribuem para a ausência dos pacientes.
Além disso, por se tratar de uma região litorânea, muitos pacientes acabam não comparecendo às consultas, exames e cirurgias para não perder a oportunidade de trabalho na alta temporada.
Outra questão identificada pela unidade é que, nos meses de outubro e novembro, o alto índice pluviométrico e a dificuldade de locomoção também impactam diretamente no absenteísmo da unidade.
AME Caraguatatuba
O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Caraguatatuba foi inaugurado em 16 de janeiro de 2009 pelo então governador José Serra. A unidade, a primeira do litoral paulista, também é referência para os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, e realiza cerca de 15 mil consultas, 22,5 mil exames e 330 cirurgias por mês.
O AME aliviou os hospitais e os prontos-socorros que hoje recebem uma demanda que não é para eles, que é de consultas e de intervenções leves.Os AMEs fazem parte de um modelo de atendimento ambulatorial pela rede pública paulista, reunindo consultas com médicos especialistas e exames em um só local, em muitos casos no mesmo dia, com o objetivo de agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes, além de desafogar os hospitais, que poderão priorizar as internações e atendimentos de urgência.
A região ganhou com o AME Caraguatatuba três especialidades médicas, mastologia, alergologia e reumatologia, que não existiam até então no litoral norte. Outras 22 especialidades médicas fazem parte do atendimento da unidade: broncoscopia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica reparadora, cirurgia vascular, colonoscopia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, endoscopia, gastroenterologia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, ortopedia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia e urologia.
Além das especialidades médicas, o AME possui equipe multidisciplinar composta por nutricionista, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. A população terá à disposição 19 consultórios e duas salas de cirurgia instalados em uma área de 2,4 mil m². O serviço conta ainda com sala para curativo, medicação, enfermagem, repouso/observação.
Para passar por uma consulta no AME o paciente deve ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde da região. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O AME de Caraguatatuba fica na Avenida Acre, 1080 – bairro Indaiá.