Segundo GBMar, 20 banhistas morreram e 905 foram salvos nas praias paulistas desde o início de janeiro

Desde o inicio de janeiro ocorreram 20 mortes por afogamento e 905 salvamentos nas praias paulistas, segundo balanço do GBMar

O GBMar e os bombeiros tiveram muito trabalho no fim de semana. Em todo o litoral paulista foram duas mortes por afogamento, 115 salvamentos e onze crianças que estavam perdidas dos pais foram localizadas. Desde o dia 1º de janeiro, 20 banhistas já morreram afogados nas praias paulistas e 905 deles foram salvos por guarda vidas do GBMar.

Fim de Semana

Mais uma vez, as praias estavam lotadas. A previsão de fortes chuvas feita pela Defesa Civil do Estado de São Paulo não afastou os turistas das praias paulistas. O GBMar fez 45.648 prevenções nas praias.

O acidente mais grave ocorreu em Praia Grande, quando no sábado(20),oito banhistas foram atingidos por um raio. Uma idosa de 60 anos morreu e sete pessoas precisaram ser atendidas no pronto socorro da cidade. Confira o vídeo:

 

Os helicópteros Águia da Polícia Militar foram bastante solicitados para o resgate de banhistas no mar nas praias da baixada santista e em acidente com turista em uma trilha à beira mar em Ubatuba, no litoral norte. 

 

 

O helicóptero Águia 4 da Polícia Militar, que atua na Operação Verão, ajudou no resgate de dois banhistas neste sábado, dia 20, na praia da Enseada, no Guarujá. Os dois banhistas salvos, um menino de 12 anos e uma jovem de 22 anos, foram resgatados após caírem em uma corrente de retorno.

O resgate do menino Arthur, de 12 anos, ocorreu por volta das 11h30, quando durante um voo preventivo sobre a praia da Enseada, no Guarujá, os guarda-vidas do Águia 4, perceberam que um banhista estava sendo arrastado pela corrente de retorno. 

De imediato foi realizado um voo de aproximação para lançamento dos guarda-vidas ao mar para prestar socorro ao banhista. O menino foi colocado em uma puçá (rede de salvamento) e levado até a praia onde foi entregue ao pai, o senhor Eder. O menino, apesar do susto, não chegou a se afogar e está bem.  

O outro resgate, ocorreu por volta das 13h30, também, na praia da Enseada. Os guarda-vidas do Águia 4 perceberam um guarda vida tentando retirar uma banhista de 22 anos que estava sendo levada por uma corrente de retorno. 

A aeronave se aproximou e lançou dois guarda-vidas para ajudar no resgate da jovem turista. Uma moto aquática do GBMar levou o banhista até a praia em segurança. A jovem é da cidade de Pirituba(SP) e está bem.   

 

Ubatuba 

Na praia de Maranduba, na região sul de Ubatuba, o helicóptero Águia 13, ajudou a salvar um banhista de 83 anos, da cidade de Campinas.  O banhista após se afogar e ser retirado do mar em grau afogamento nível  4, precisou ser removido até o pronto socorro da cidade.

O Águia 13 se deslocou até a Maranduba e embarcou a vítima, transportando-a até o aeroporto de Ubatuba, onde uma viatura USA-03, composta pelo condutor Nóbrega, enfermeira Hosani e médica Dra Mayara CRM 222525, estabilizaram o banhista enquanto ela estava sendo conduzida até a Santa Casa de Ubatuba. 

O GBMar informou ainda que no litoral norte paulista, seis banhistas foram resgatados em Ubatuba na Ilha do Pontal, na região sul da cidade. Os banhistas foram resgatados por uma embarcação do GBMar e levados até a praia do Sapê. A Ilha do Pontal fica a cerca de 500 metros da praia do Sapê. 

Segundo o GBMar, os banhistas entraram no mar em um colchão inflável e uma prancha de isopor. Mesmo com a orientação do guarda vidas, os banhistas prosseguiram para o fundo tentando chegar até a Ilha do Pontal, porém sem sucesso foram arrastadas para a parte externa, onde foram puxados pela correnteza lateral a ilha.

A equipe usou um bote de salvamento para resgatar os banhistas que estavam no colchão inflável e depois, as outras duas que estavam na prancha de isopor. Todas foram liberadas com segurança e passam bem. 

Turista é socorrida em trilha da Caçandoca, em Ubatuba

Ainda, no sábado, dia 20, o helicóptero Águia foi acionado para resgatar uma mulher, de 55 anos, que sofreu uma queda em uma trilha da Caçandoca, na região sul. A mulher feriu o joelho e os guarda-vidas a removeram até a praia onde a aeronave pousou para levar a mulher até o aeroporto de Ubatuba, de onde ela seguiu para o hospital da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *