Bairros de Ubatuba e Ilhabela estão sem água nas torneiras; Sabesp informa que abastecimento será normalizado ainda nesta segunda(22)

 

Sabesp orienta a população para o consumo consciente da água; em Ilhabela, doze bairros estão tendo problemas  no abastecimento de água

 

Moradores de Ilhabela e de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, reclamam da falta de água da Sabesp em suas residências. Segundo a Sabesp, as chuvas acabaram levando lama, galhos e outros materiais aos mananciais prejudicando a captação.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci(PL), voltou a criticar a companhia na manhã desta segunda-feira(22) em seu programa de rádio Bom Dia Prefeito, pela Ilhabela FM. Segundo ele, Ilhabela não tem represas e toda a água servida para a população vem das cachoeiras e quando chove, as águas ficam poluídas e o abastecimento é interrompido.

“Há muitos anos a Sabesp deixa deixou de construir um grande reservatório na ilha”, alegou o prefeito. Segundo ele, a maioria das obras da empresa permanecem paralisadas na ilha. Colucci voltou a  afirmar que poderá vir criar a “Sanilha”, empresa de saneamento municipal.  Ele afirmou ainda que a prefeitura mantém seus investimentos e obras de água e esgoto.

Em Ubatuba, estaria faltando água em vários bairros, entre eles,  Itaguá, Perequê-Açú e centro, entre outros bairros. Segundo Rosa Avelar, que mora no centro, desde sexta-feira ela está com problemas no abastecimento de água. Na sexta, dia 19,  faltou água por seis horas e hoje, segunda, dia 22, desde cedo ela está sem água na torneira.

 

Sabesp

 

A Sabesp informa que as fortes chuvas que caíram desde a noite deste último domingo (21), afetam o abastecimento de água em Ilhabela e Ubatuba. Em Ubatuba, o abastecimento deverá ser normalizado na tarde desta segunda-feira922). Em Ilhabela, o serviço também deverá voltar ao normal na tarde de hoje.

Em Ilhabela, segundo a companhia, a região da Água Branca sofre com intermitência no fornecimento, e a região sul do município, no sistema produtor Pombo está com a produção paralisada. A Companhia ressalta que a lama, galhos e outros materiais arrastados nos mananciais prejudicam a captação na Água Branca e no Pombo.

Equipes da Sabesp já estão realizando os trabalhos de limpeza nas captações, para assim que finalizados voltar com a produção de água em sua capacidade máxima. A Companhia reforça que a normalização na distribuição acontecerá de forma gradativa ao longo desta segunda-feira, 22.

Os bairros que podem sofrer intermitência são: Barra Velha, Perequê, Itaquanduba, Itaguassu, Saco da Capela, Engenho d Água, vila, Santa Tereza, Pedra do Sino, Armação, região norte e também a região do Pombo.

A empresa pede a população que economize a água armazenada em seus reservatórios domiciliares, para uma mais rápida recuperação do sistema.
A Companhia segue a disposição pelo telefone 0800 055 0195 – a ligação é gratuita.

Os imóveis que possuem caixas-d’água com reserva mínima para 24h, de acordo com a norma técnica da ABNT para instalações prediais, poderão sentir menos impactos no abastecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *