GBMar foi acionado por surfistas para retirar cobra do mar; animal foi recolhido pela guarda ambiental e solta em área de mata em Santos, no litoral paulista
Uma cobra Jararaca foi capturada por ontem, sábado(13), por guarda vidas do GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos), na praia da Pompéia, em Santos, no Litoral Paulista.
Segundo o GBMar, a serpente estava próxima de um grupo de surfistas que pegava onda no Posto 2. Assustados, os surfistas acionaram os guarda vidas para que eles retirassem a cobra do mar.
Os guarda vidas retiram a jararaca da água e a deixaram em um local seguro na areia da praia enquanto era acionada a guarda municipal ambiental da Prefeitura de Santos.
Os agentes da Guarda Ambiental de Santos recolheram a serpente e a encaminharam a uma área pertencente ao seu habitat natural.
A Praia Pompéia fica em Santos, na orla santista entre os Canais 1 e 2 e é freqüentada por surfistas por ser ideal para a prática do surfe. A praia possui um Monumento ao Surfista e a prefeitura mantém uma escolinha de surfe no local.
Guarujá
Em agosto do ano passado, na praia da Enseada, no Guarujá, uma jararaca (Bothrops jararaca) foi capturada dentro de um comércio. O animal possuía aproximadamente um metro de comprimento.
O Grupamento de Defesa Ambiental da GCM do Guarujá, informou na ocasião, que a cobra foi localizada dentro de uma loja de móveis, localizada na avenida Dom Pedro I, que ficava próxima de uma área de mata.
Segundo a GCM, o animal, que é peçonhento, foi resgatado e removido para uma área de mata próximo ao Morro do Icanhema, no Guarujá. A GCM orienta que os moradores, ao encontrarem uma serpente, isolem a área e acionem o resgate pelo telefone 153.