Brasileiro da categoria está sendo disputado em Florianópolis(SC) por 300 iatistas de nove estados. A velejadora Joana Freitas, do Rio de Janeiro, lidera a competição que ainda terá oito regatas
Os atletas da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael (EVI) deram a largada nas competições de 2024. A 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Optimist está sendo realizada em Florianópolis e a equipe já garantiu destaque com um de seus alunos classificados no Top 10 na primeira regata do evento, realizada na última segunda-feira (8).
O velejador Felipe Baszynski Fridrich,14, conquistou o 6º lugar. Essa colocação foi alcançada em meio a uma concorrência acirrada, com cerca de 300 competidores representando nove estados brasileiros, além da presença internacional de atletas da Argentina e de Portugal.
O evento, com sede no Iate Clube de Santa Catarina, se estende até 14 de janeiro, proporcionando uma intensa semana de competições. Os resultados obtidos pelos velejadores não apenas determinam os campeões nacionais, mas também servem como critério para as seletivas que formarão as equipes do Brasil nos prestigiados Campeonatos Mundial, Europeu, Norte-Americano e Sul-Americano.
A classe Optimist é reconhecida como a porta de entrada para velejadores em início de carreira, atraindo um grande número de competidores em eventos nacionais.
Classificação do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry após duas regatas (10 primeiros)
- 1 – Joana Freitas (ICRJ – RJ) – 2pp
- 2 – Felipe Strassburger (ICSC – SC) – 3pp
- 3 – Arthur Back (ICRJ – RJ) – 3pp
- 3 – Zion Brandão (ICRJ – RJ) – 3pp
- 5 – Eduardo Backheuser (ICRJ – RJ) – 4pp
- 6 – Felipe Fridrich (EVI – SP) – 6pp
- 7 – Uma Creixell (CDJ – RS) – 6pp
- 8 – Théo Sartor (ICSC – SC) – 6pp
- 9 – Herique Sasaki (ICSC – SC) – 7pp
- 10 – Livia Quintas (ICES – ES) – 10pp